Em que ano foi criado o DNA?

Perguntado por: emarinho . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 10 votos

1869

O DNA foi descoberto em 1869 pelo bioquímico suíço Johann Friedrich Miescher (1844-1895), mas a estrutura tridimensional da mólecula de DNA foi descoberta apenas em 1953, por Francis Crick, James Watson e Maurice Wilkins, quando trabalhavam em Cambridge, no Reino Unido.

O ácido desoxirribonucléico (DNA)
Em 1869, o bioquímico suíço Friedrich Miescher (1844-1895) isolou, de núcleos de células, um ácido que continha fósforo e nitrogênio, que denominou nucleína. Em 1889 seu discípulo, Richard Altmann mudou o nome para ácido nucléico.

Os estudos investigaram, ao todo, uma história genômica de cerca de 11,7 mil anos, indo do Neolítico (aproximadamente 10 mil a.C.) ao período Otomano (1,7 mil d.C.).

O DNA foi descoberto em 1869 pelo bioquímico alemão Johann Friedrich Miescher. A sua pesquisa incidiu nos glóbulos brancos do pus, pois estas células apresentam grandes núcleos e fáceis de isolar do citoplasma. O objetivo era determinar os compostos químicos existentes no núcleo das células.

Como o nome diz, essas sondas eram capazes de reconhecer simultaneamente um grande número de minissatélites muito variáveis no DNA. O resultado era um padrão de bandas absolutamente individuais, similar a um código de barras, que ele chamou de 'impressões digitais de DNA', em analogia às dos polegares.

No Brasil, essa tecnologia foi implementada pela primeira vez em 1994 pelo Distrito Federal, onde se iniciou o primeiro Laboratório de DNA forense do Brasil.

Qual é a função do DNA? O DNA armazena toda a informação genética da célula. A partir dele, serão sintetizadas as proteínas necessárias para o desenvolvimento e manutenção do organismo. Assim, todas as características de um ser vivo são induzidas pelas moléculas de ácidos desoxirribonucleicos.

O Projeto Genoma Humano, concluído em 2001, revelou que nosso material genético tem mais de 3 bilhões de pares de bases.

Esse padrão se repete por toda a cadeia da molécula de DNA. Diante disso, temos o ordenamento molecular: 10-5-6-5, e aplicando o alfabeto hebraico temos a seguinte equivalência: Y=10, H=5, W=6 e H=5. É exatamente o equivalente em hebraico a YHWH, o nome de Deus.

Os mais recentes estudos mostram que cada célula do nosso corpo tem cerca de 25 mil genes distribuí- dos nos 23 pares de cromossomos. Em média, cada gene produz 4 diferentes tipos de proteínas, portanto acredita-se que cada ser humano tem cerca de 100 mil proteínas.