Em que ano a Venezuela se tornou comunista?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 18 votos

Partido Comunista da Venezuela

Partido Comunista da Venezuela Partido Comunista de Venezuela
Fundação5 de março de 1931 (92 anos)
SedeCaracas, Venezuela
IdeologiaComunismo Marxismo-leninismo
Espectro políticoExtrema-esquerda

Nicolás Maduro é um político venezuelano conhecido por ocupar a presidência venezuelana desde 2013.

A crise na Venezuela foi algo que se iniciou por volta de 2013 e, desde então, arrasta-se nesse país sul-americano. Trata-se de uma crise econômica, uma vez que a economia do país está destruída, mas também política, uma vez que a disputa pelo poder e o autoritarismo de Maduro levaram a isso.

Nos anos 80, a Venezuela chegou a ser o 4º maior PIB do mundo. Os índices de pobreza do país eram de 15%, enquanto os do Brasil eram de 30%, aponta a revista Info Money.

A Venezuela é uma república federal presidencialista governada pela Constituição de 1999. Esta constituição consagrou a existência de cinco poderes: executivo, legislativo, judiciário, cidadão e eleitoral.

Hoje vigoram regimes débeis, apoiados pela Casa Branca, que vêm enfraquecendo cada vez mais a soberania desses Estados. A Venezuela passou a fazer parte desse grupo a partir da vitória de Hugo Chávez no final da década de 1990 e, especialmente, após a tentativa de golpe de Estado contra ele em 2002.

O Partido dos Trabalhadores defende a volta das empresas estatais a sua função de atendimento das necessidades populares e o desligamento das empresas estatais do capital monopolista.

Caracas

Dados do Observatório de Finanças da Venezuela (OVF) revelaram agora que, durante o primeiro trimestre de 2023, a atividade econômica registrou uma queda de 8,3% em relação ao período anterior. Segundo o FMI, a inflação deve fechar em 400%.

A imigração venezuelana para o Brasil foi motivada por um cenário de crise política, econômica e humanitária somado a constantes desastres naturais. Motivados por uma crise política e socioeconômica, os venezuelanos migram para o Brasil à procura de trabalho e melhor qualidade de vida.

O desgoverno, a opressão e a corrupção do regime ilegítimo liderado por Nicolás Maduro têm causado um sofrimento econômico generalizado e o colapso social na Venezuela.

1990

A Venezuela era o país mais rico da América do Sul em 1990, além de ter uma das maiores reservas de petróleo do mundo. Nada poderia dar errado.

94,5% dos venezuelanos estão abaixo da linha da pobreza. Quase toda a população do país vive com menos de 3,2 dólares por dia. Em nenhum lugar do mundo o número de pobres é tão significativo. Entre os que estão abaixo da linha, 75% estão na miséria absoluta.

A economia da Venezuela passou, depois da Primeira Guerra Mundial, de uma essencialmente agrícola para uma economia centrada na produção e exportação de petróleo. Venezuela tem uma economia voltada para a exportação. A principal atividade econômica é a exploração e refino de petróleo.