Onde a arte está presente na nossa vida?

Perguntado por: lfogaca . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 10 votos

A arte não está apenas nos museus, galerias e livros de arte. Está em muitos momentos da vida cotidiana: nos objetos, nas vestimentas, na organização das casas, dos prédios, das cidades… e nos ambientes virtuais que tanto frequentamos, hoje em dia.

A arte é parte da vida, ela nos identifica, nos ajuda a dizer quem somos e de onde somos e, por essa mesma razão, também nos ajuda a ver os outros, com suas semelhanças e diferenças.

Por meio da arte a humanidade expressa suas necessidades, crenças, desejos, sonhos. Todos têm uma história, que pode ser individual ou coletiva. As representações artísticas nos oferecem elementos que facilitam a compreensão da história dos povos em cada período. Palavras-chaves: arte; história; necessidade; educação.

A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.

Através da arte podemos criar e recriar tudo, dar um novo sentido a nossa existência, retratar o presente da nossa própria maneira, para que este colabore com a história; história na qual cada um se faz presente, deixando assim marcada a nossa época, o nosso hoje, a nossa contemporaneidade.

Qual o papel da arte na formação da sociedade? Há no homem uma grande necessidade de se expressar, desde a era pré-histórica. A arte permite que emoções e sentimentos venham à tona, sendo este o seu papel na formação da sociedade: dar o sustento que ela necessita, ao garantir que a vida tenha significado.

Assim, a arte nos permite transitar entre diferentes sociedades e entendermos aspectos particulares de momentos do passado de uma forma diferente, menos engessada, como acontece, por exemplo, com os documentos históricos convencionais.

É possível encontrar a arte por toda a parte, pois no nosso dia-a-dia visualizamos as mais diversas manifestações artísticas. São exemplos, as construções arquitetônicas, os grafites nas ruas, as danças e a música.

“A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras. ”

As artes buscam mostrar algum tipo de beleza, porém, o que é considerado bonito para um artista pode não ser para outro. O que o faz imaginar sua obra é o jeito como percebe aquilo que o cerca, aquilo que o aflige, aquilo que gosta: é o que chamam “a percepção do artista”. Isso é muito pessoal.

Na lista, Pintura, Escultura, Música, Literatura, Dança e Arquitetura. O Cinema entrou como o sétimo item a partir do “Manifesto das Sete Artes”, escrito pelo intelectual italiano Ricciotto Canudo em 1911 e publicado em 1923.

A arte em diferentes áreas da vida
É por meio da arte que o ser humano consegue dividir suas experiências e compartilhar sentimentos com todos aqueles que estiverem disponíveis, dispostos e sintonizados.

A arte, em geral, é um trabalho de conexão com a alma, com o mundo e com aqueles que estão a sua volta. Ela estabelece uma troca de energia, de expressões, de sentimentos e sensações. É por meio dessa troca que conseguimos compreender o valor do outro e o que realmente consideramos importante em nossas vidas.

Uma obra de arte transmite ideias, sentimentos, crenças ou emoções. Essa linguagem pode ter também finalidade transgressora, expondo ao mundo uma visão crítica, de denúncia e nem sempre agradável da realidade. O termo arte vem da palavra latina ars, que significa "talento", "saber fazer".

Em termos de cidadania, o desenvolvimento da sensibilidade, por meio do contato com a arte e o incentivo das práticas artísticas, potencializa a exis- tência de um ser humano mais completo. Isso porque o torna capaz de inte- grar a sociedade de uma maneira mais rica e criativa.

A arte também demonstrou ter papel importante na prevenção de doenças, promoção da saúde e gerenciamento e tratamento de doenças ao longo da vida, como aponta este relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado em 2019.