Por que valorizar a arte?

Perguntado por: hvasques . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 17 votos

Mas por que valorizar a arte é tão importante? A resposta é simples, além de ser um meio de nos expressar a arte está por todos os lugares. Além disso, por meio da arte você pode assistir ao seu filme preferido, ler um livro, apreciar uma obra e assistir á uma peça de teatro.

A valorização da arte e da cultura é fundamental para a construção da sociedade e para fomentar o desenvolvimento econômico, que leva a possibilidades de novos negócios, geração de emprego e renda.

"A importância da arte na vida das pessoas é algo nítido, afinal ela está em todo lugar, faz parte da nossa cultura e da nossa história. Auxilia-nos na nossa comunicação, no nosso convívio, no nosso crescimento humano e social."

A arte, em geral, é um trabalho de conexão com a alma, com o mundo e com aqueles que estão a sua volta. Ela estabelece uma troca de energia, de expressões, de sentimentos e sensações. É por meio dessa troca que conseguimos compreender o valor do outro e o que realmente consideramos importante em nossas vidas.

1° A valorização da arte sempre vai depender primeiramente do artista. O artista tem que ter uma história interessante, um percurso artístico. 2° A linguagem visual da obra do artista tem que ser inconfundível. 3° Ser representado por uma boa Galeria pode ajudar bastante.

Acerca disso, entendemos que a arte é capaz de proporcionar para o indivíduo um crescimento saudável e enriquecedor de diversas formas. Ela expande a visão de mundo, estimula a criatividade e a capacidade de se expressar.

A diversidade cultural nos ajuda a reconhecer e a respeitar as diferentes manifestações que moldam a identidade de um povo. Nossa cultura, nossas tradições e costumes são os elementos que moldam a nossa identidade e que promovem a diversidade cultural de um povo, de uma sociedade.

De um modo geral, a arte proporciona às pessoas a possibilidade de desenvolver habilidades interculturais em todas as idades, combatendo, principalmente, os “pré-conceitos” que vivem na sociedade. Além disso, ela muda a forma como as pessoas interagem com o mundo, solucionam seus dilemas e enxergam outras culturas.

As artes buscam mostrar algum tipo de beleza, porém, o que é considerado bonito para um artista pode não ser para outro. O que o faz imaginar sua obra é o jeito como percebe aquilo que o cerca, aquilo que o aflige, aquilo que gosta: é o que chamam “a percepção do artista”. Isso é muito pessoal.

Arte e cultura envolvem nossa humanidade, ajudam a criar o caráter e o clima da cidade em que vivemos; são fontes de empatia e conexão. Poesia, música, imagens e histórias falam de nossos valores mais profundos, fortalecem a identidade da comunidade e apoiam o pensamento crítico e a solução de problemas.

Na verdade, a arte transforma a forma de imaginar e de entender o mundo. É uma forma de um indivíduo expressar as suas emoções, história e cultura por meio de valores estéticos, como beleza, harmonia e equilíbrio.

Uma obra de arte transmite ideias, sentimentos, crenças ou emoções. Essa linguagem pode ter também finalidade transgressora, expondo ao mundo uma visão crítica, de denúncia e nem sempre agradável da realidade. O termo arte vem da palavra latina ars, que significa "talento", "saber fazer".

É aquilo que a obra e o artista têm de especial, de original e de único para marcar a diferença, que em parte lhes confere o estatuto necessário para entrar no mercado artístico.

O primeiro é o país que detém 25% das riquezas do mundo, os Estados Unidos. Lá a arte e cultura são a segunda fonte de divisas, ficando apenas atrás de armas e guerra. Existe um investimento público pesado e de uma maneira diferente do que acontece aqui, pois é descentralizado.

A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.