É verdade que sal cura afta?

Perguntado por: dlancastre . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.9 / 5 11 votos

Propriedades antissépticas: O sal tem propriedades antissépticas que podem ajudar a prevenir infecções secundárias e promover a cicatrização das aftas. Redução da inflamação: O bochecho com água salgada pode ajudar a reduzir a inflamação das aftas, acelerando o processo de cura.

O sal é um antisséptico ótimo para tratar afta. Para utilizá-lo como remédio caseiro, misture uma colher de chá de sal em meio copo de água morna. Utilize-o para enxaguar sua boca, principalmente na área afetada pela afta, depois cuspa a água. Essa técnica dever ser feita três vezes por dia para ajudar na cicatrização.

Faça bochechos com água morna e sal, isso vai ajudar a desinfetar a afta e acelerar a cicatrização. Misture 1 colher de leite de magnésia com 1 copo de água e faça gargarejos, isso vai ajudar a recobrir e proteger a lesão de bactérias, acelerando a cicatrização.

Na verdade, alguns tipos de pasta de dente podem até piorar as lesões. 9. Furar a afta com uma agulha ajuda na cicatrização? Não, e pode piorar a situação.

Como tratar a afta?

  1. resfriar a boca com gelo;
  2. pomadas analgésicas e anti-inflamatórias;
  3. medicamentos de uso oral;
  4. bochechos com própolis;
  5. medicamentos antiácidos;
  6. raio laser de baixa potência (aplicado por dentistas).

A leucoplasia tem uma aparência esbranquiçada e pode surgir no lado interno da bochecha, na gengiva ou na língua. Muitas vezes é associada ao fumo, ao uso de tabaco de mascar, embora outras causas incluam também dentaduras mal ajustadas, dentes quebrados e mordidas na bochecha.

Algumas possíveis causas para o aparecimento da lesão podem ser: alimentos mais condimentados, frutas cítricas/ácidas, estresse, mudanças hormonais nos ciclos da mulher, traumas mecânicos por pontas pontiagudas, escovas dentais, queimaduras por alimentos sólidos ou líquidos, predisposição genética familiar, refluxos ...

“As aftas menores, de 3 a 10mm, cicatrizam entre 7 e 14 dias. As aftas maiores, entre 10 e 20mm, duram semanas”, afirma André. De acordo com o profissional, o processo evolutivo da afta precisa ser concluído para que ela cicatrize, sendo assim, elas não vão desaparecer de uma hora para outra.

Além da úlcera na boca, aftas podem causar até mesmo febre e cansaço. Curiosamente, as aftas costumam ser mais comuns em homens do que em mulheres. Depois de um determinado tempo, elas costumam desaparecer naturalmente.

Vale lembrar que as aftas na boca não são contagiosas! Uma pessoa que as possui pode compartilhar talheres, beijar e levar uma rotina normal, tendo em vista que não há o risco de transmitir as feridas para os outros.

ibuprofeno, nimesulida, diclofenac

Além disso, existem alimentos que devem ter seu consumo reduzido: quem tem tendência a sofrer com as aftas deve evitar as frutas cítricas, como abacaxi e limão, que aumentam a acidez bucal e podem despertar ou agravar o quadro.