É saudável comer arroz congelado?

Perguntado por: emedeiros . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 18 votos

Congelar arroz faz mal à saúde? Na verdade, é o contrário! Quando o arroz cozido é congelado, ele produz uma tipo de carboidrato resistente, que o corpo não absorve, o que ajuda no emagrecimento. Além disso, ele ainda auxilia no aumento das bactérias boas que ficam no nosso organismo, melhorando a saúde intestinal.

Você sabia que ao congelar o arroz cozido ele cria “amido resistente”? O amido resistente é um tipo de carboidrato que não é absorvido pelo corpo e aumenta as bactérias boas do intestino, melhorando a saúde e otimizando o emagrecimento.

Vale destacar que no processo de congelamento é possível manter vitaminas e minerais, que são os principais nutrientes que são perdidos em contato com oxigênio, temperatura e luz.

Segundo a chef, os grãos cozidos de arroz podem ser armazenados no freezer sem perder seu sabor e consistência por até três meses. Mas, atenção: o arroz que sobra não pode ser congelado, pois já foi mexido.

Arroz. Se estiver guardado em temperatura ambiente ou se ficou mais de duas horas exposto e for requentado, o arroz pode fazer mal à saúde. Guarde sempre na geladeira para que não tenha problemas quando for aquecido novamente, pois, no arroz, as bactérias se proliferam rapidamente, podendo causar intoxicação.

Adicione uma colher de chá de óleo de coco à água fervente e, na sequência, despeje meia xícara de arroz. Cozinhe por 40 minutos ou ferva por 20 a 25 minutos. Depois disso, o arroz cozido deve descansar na geladeira por 12 horas, o que significa que você precisará cozinhá-lo bem antes da próxima refeição.

"O congelamento é uma forma eficiente de manter sabor e textura. Esse método permite que as características dos alimentos sejam preservadas, sem nenhum prejuízo nesse sentido. Além disso, é importante se ater às técnicas de preparo.

Manter o grão na geladeira ou congelá-lo faz com que ele se torne uma fonte de amido resistente, importante para reduzir o índice glicêmico. Assim, é possível controlar a glicemia e também melhorar a flora bacteriana intestinal. Embora muitos não saibam, o arroz branco é um carboidrato complexo, por ser rico em amido.

7 dias

Como guardar arroz cozido
No entanto, se estiver apenas na geladeira o tempo vai para 7 dias. Contudo, é fundamental ressaltar que para que as propriedades e durabilidade se mantenham, após a preparação, é importante colocá-los em recipientes adequados.

Especialistas em culinária afirmam que a pré-lavagem do arroz reduz a quantidade de amido proveniente dos grãos. Você pode ver isso na água turva do enxágue, que estudos mostraram ser o amido livre (amilose) na superfície do grão de arroz produzido pelo processo de moagem.

A estratégia para evitar desperdício é congelar as porções como costumam ser usadas na sua casa (individuais, se você cozinha só para você, ou do tamanho da família, por exemplo). Arroz e feijão A dupla base da cozinha brasileira congela que é uma beleza. O arroz pode ir direto pro freezer depois de esfriar.

R: Sim, você pode congelar o purê de batata temperado com ervas ou especiarias. Se você deseja manter o sabor fresco das ervas ou especiarias, pode ser melhor adicionar um pouco mais após o descongelamento e reaquecimento do purê de batata.

Preparar o arroz com um pouco de óleo de coco reduz 60% das suas calorias. O teste foi feito na Faculdade de Ciências Químicas do Sri Lanka com 38 tipos do grão, na seguinte proporção: 1 colher de chá do óleo para 1/2 xícara de chá do cereal. Cozinhe normalmente e, depois, leve à geladeira por 12 horas.

Arroz parboilizado ou integral: qual é o mais saudável?

Tabela NutricionalArroz ParboilizadoArroz Integral
Fibras0,63g2,7g
Proteínas3,2g3g
Gorduras0,6g1g
Calorias123kcal121kcal

Pesquisadores descobriram que colocar óleo de coco na água do arroz e resfriar o grão após o cozimento diminuem suas calorias. Uma xícara de arroz tem cerca de 240 calorias. Não é tão pouco, considerando que o grão é a base da alimentação brasileira e costuma ser ingerido em grande quantidade.

Muita gente pensa que por estar congelado, tal alimento não vence, ou seja, não se torna impróprio para o consumo. Contudo, isso não é verdade. Para que a sua saúde não fique comprometida, o recomendado é consumir alimentos congelados no máximo até três meses depois que eles forem levados ao freezer.