É possível ter enxaqueca todos os dias?

Perguntado por: iparaiso . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.8 / 5 15 votos

Cerca de 35% a 40% dos pacientes que buscam tratamento médico sofrem de dor de cabeça constante.

Enxaquecas podem ser desencadeadas pela falta de sono, mudanças no clima, fome, excesso de estimulação dos sentidos, estresse ou outros fatores. Elas podem ser agravadas pela atividade física, luz, sons ou odores. Os médicos baseiam o diagnóstico em sintomas típicos.

Um "diário de dores de cabeça" pode ser útil para saber se ela ainda é episódica ou pode ser crônica. Caso uma pessoa sinta dor de cabeça em 15 ou mais dias do mês, 8 desses dias sejam de enxaqueca, e isso tenha acontecido pelo menos em três meses do ano, ela é uma forte candidata à enxaqueca crônica.

As crises tendem a aparecer ocasionalmente, com duração de quatro até 72 horas. Em casos extremos, a frequência pode ser diária. A enxaqueca é uma doença multifatorial.

6 dicas valiosas para quem sofre com Enxaqueca

  1. Tenha um diário da dor. ...
  2. Faça exercícios físicos. ...
  3. Evite a automedicação. ...
  4. Evite alguns alimentos. ...
  5. Não fume. ...
  6. Relaxe.

É uma das piores dores de cabeça que possa existir. A primeira descrição conhecida dessa cefaleia ocorreu há 300 anos atrás. Acomete cerca de 1 a 4 a cada 1.000 pessoas (prevalência de 0,4%).

Alguns dos exames que ajudam na identificação da causa da dor de cabeça secundária são: exames laboratoriais (de sangue): hemograma, VHS, PCR.

Tipos de enxaqueca

  • Com aura. É a dor de cabeça incapacitante, antecedida de alguns sintomas neurológicos, chamados de “aura”, que servem para avisar que uma crise está por vir. ...
  • Sem aura. ...
  • Enxaqueca retiniana. ...
  • Enxaqueca hemiplégica. ...
  • Enxaqueca sem dor de cabeça. ...
  • Enxaqueca crônica.

A dor da enxaqueca tem característica pulsátil, normalmente unilateral, dor de moderada a forte intensidade e pode ser acompanhada de náuseas, vômitos, intolerância à luz, barulho e cheiros.

Quando as crises de dor de cabeça ocorrem por 15 dias ou mais por mês e o problema persiste por mais de três meses chama-se enxaqueca crônica.

Chocolates, queijos e bebidas alcoólicas são alimentos mais associados aos episódios de enxaqueca, além de algumas substâncias presentes em alimentos, como adoçantes artificiais, cafeína, feniletilamina, glutamato monossódico, nitratos e nitritos e tiramina.

Álcool e alimentos industrializados: bebidas alcoólicas, café, chocolate, queijos amarelos, enlatados e embutidos possuem um conservante em comum que pode provocar enxaqueca.

Consideramos esse quadro quando o paciente apresenta dor de cabeça mais intensa por mais de 15 dias seguidos. Nesse caso o paciente possui os sintomas mais intensos e o tratamento também é um pouco mais complexo.