É possível perder líquido amniótico aos poucos?

Perguntado por: aneves . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 10 votos

É possível perder líquido amniótico aos poucos? Sim. O líquido amniótico pode vazar em quantidades abundantes ou em gotas constantes, dependendo do tamanho do rompimento da bolsa amniótica.

Embora pareça estranho, esse processo é normal e até saudável, pois estimula o desenvolvimento dos sistemas digestivo, bem como os pulmões do bebê.

Como saber se é perda de líquido ou corrimento? O corrimento vaginal normal(leitoso), as vezes chega a ser tão intenso que dá impressão da paciente estar perdendo líquido. Geralmente ele é notado somente na calcinha.

A partir daí, a quantidade de líquido começa a diminuir aos poucos, até o bebê nascer. Existem duas maiores preocupações em relação a perda de líquido amniótico antes do terceiro trimestre da gestação. Como o líquido ajuda no desenvolvimento dos pulmões do bebê, a perda dele pode prejudicar o crescimento desses órgãos.

Para saber se é realmente o líquido amniótico que está vazando, os médicos recomendam fixar um absorvente na calcinha e verificar o cheiro e a cor do líquido que vazar. Líquido amniótico ou corrimento ? Durante a gravidez, ocorre o aumento da secreção vaginal, que permanece durante toda a gestação.

2.º Perda de água pela vagina
A perda de água pela vagina indica a ruptura das membranas, ou “bolsa das águas”, que mantêm o líquido amniótico durante a gravidez. Quando isso ocorre, a grávida não sente dor, apenas a sensação de uma água morna escorrendo pelas pernas.

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

A causa mais comum é a rotura da bolsa amniótica. Quando a bolsa rompe é como um balão furado, mesmo que mais líquido seja produzido ele escoa pelo buraco na bolsa. Dessa forma a quantidade de líquido dentro da bolsa dica diminuída.

O líquido amniótico, que preenche o saco amniótico, “bolsa das águas” ou simplesmente “bolsa”, consiste em um fluido de aspecto transparente-amarelado que é produzido pela placenta para envolver e proteger o feto no ambiente intrauterino durante toda a gestação.

Ele é transparente, como água de coco, e geralmente tem um pouco do vérnix do bebê (aquela camada branca de gordura que recobre o corpinho). Em alguns casos, a bolsa estoura mais pra cima e faz com que a mulher tenha pequenas perdas de líquido amniótico, podendo gerar dúvida quanto ao rompimento ou não.