Quem antecipa o parto menina ou menino?

Perguntado por: nramos . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 17 votos

Pesquisa mostra que a chance de nascer antes da hora é mais comum nos meninos. Entenda o que está por trás da estatística. Os meninos correm 14% mais risco de nascer prematuramente – isto é, antes de completar 37 semanas de gestação.

De acordo com um novo estudo, meninos são 14% mais propensos a nascerem prematuros que meninas.

A partir de 37 semanas, o bebê estará pronto para nascer.

Considerando o tempo de gestação, os meninos são definitivamente mais apressados! Comparados às meninas, eles têm 27% de chances a mais de nascerem prematuros entre a 20ª e 24ª semana de gestação.

O prematuro é a criança que nasceu pré-termo, ou seja, antes de completar 37 semanas de gestação, podendo ser classificado de acordo com a idade gestacional ao nascer, sendo o prematuro limítrofe aquele nascido entre 36 e 37 semanas; moderado nascido entre 31 e 36 semanas e prematuro extremo aquele nascido entre 24 e ...

Primeiro filho, mais demora
É comum, segundo Gondek, que as primeiras gestações levem mais tempo para dar início ao parto. “Se a mulher teve outros filhos, geralmente o parto desencadeia antes das 39 semanas. Quando é o primeiro tem uma tendência a demorar um pouco mais, chegando às 40 semanas.”

Dilatação
Na primeira fase do trabalho de parto, a mulher começa a ter contrações que empurram o bebê para baixo. Quando ritmadas, elas duram de 30 a 40 segundos e se parecem a uma cólica renal ou a uma dor de barriga forte. Começam nas costas e terminam na parte da frente do corpo.

A duração média da gravidez é de 280 dias, ou 40 semanas. Mas não há como saber exatamente quando você entrará em trabalho de parto. A maioria das mulheres dá à luz entre 38 e 41 semanas de gravidez.

Durante o tempo de resguardo, após o nascimento de uma criança Akwẽ, a mulher tem oito dias para ficar dentro de um quarto bem fechado. Ela não pode sair em céu aberto, toma banho dentro de casa. Isso não diferencia o sexo, o resguardo é a mesma coisa para um bebê menino ou menina.

No entanto, alguns meses pontuais já tiveram mais nascimentos de meninas. Entre setembro e dezembro de 2019, por exemplo, nasceram mais bebês do sexo feminino durante os quatro meses seguidos. Em janeiro de 2020, a tendência voltou a pesar para o lado masculino.

Meninos ficam mais tempo no útero, afirmam estudiosos suecos. Segundo a pesquisa, os meninos são mais propensos a esticar sua estada no útero do que as meninas, mas as razões para que os bebês do sexo masculino demorem mais a nascer ainda não foram identificadas. Em média, os homens ficam um dia a mais no útero.