Quando perde líquido tem que ir pro hospital?

Perguntado por: rbarros . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 8 votos

Ao notar a perda do líquido amniótico, a gestante deve manter a calma. 'Aquela cena de filme de que a bolsa se rompe e o bebê nasce logo em seguida não é o que ocorre na maioria dos casos. Se estiver com menos de 37 semanas, é preciso ir ao hospital.

Observe se há perda contínua de líquido
Se você observar que está com uma perda contínua de líquido em gotas constantes ou em um fluxo mais abundante — especialmente com uma cor arenosa—, também pode ser um sinal de membrana amniótica rompida.

Se começar a perder líquido pela vagina ou se o bebê não se mexe com a frequência de antes, é bom procurar um especialista. Quando o oligoidrâmnio ocorre no terceiro trimestre da gestação não exige nenhuma providência e o médico só ficará acompanhando a gravidez mais de perto.

A maioria das mulheres sente um aumento de corrimento fino, branco leitoso ou claro durante a gravidez, o que é perfeitamente normal. Isso ocorre porque nesse momento é ainda mais importante para o seu corpo evitar que qualquer infecção suba pela vagina afetando o útero ou o bebê.

Durante a gravidez, o corrimento vaginal branco e pegajoso comum pode ser confundido com líquido que é mais aguado. O líquido amniótico é aquoso e escorre pelas pernas deixando a roupa muito molhada. O médico fará os exames necessários no hospital, para identificar com precisão o vazamento.

O diagnóstico definitivo da redução de líquido amniótico poderá ser feito pelo ultrassom.

Escassez de líquido amniótico. A escassez de líquido amniótico tende a ocorrer nas seguintes situações: A placenta e o útero não estão funcionando normalmente porque a mulher tem um distúrbio como hipertensão arterial ou ruptura prematura da placenta. A mulher pode ter dor e sensibilidade abdominal e...

Na maioria das vezes, o rompimento da bolsa provoca um vazamento tipo “enxurrada”. Tem mulher que sente como se fosse uma um xixi descontrolado. Outras, dizem duvidar, devido à pequena quantidade de líquido que saiu. Mas, na verdade, o fato de haver uma perda de líquido não significa que a bolsa rompeu.

Geralmente, o sintoma da bolsa rota é fácil de se identificar. Em síntese, ocorre uma perda súbita de grande quantidade de líquido pela vagina: esse líquido atravessa a roupa da mulher e molha o chão. No entanto, em alguns casos, há pequenos vazamentos que deixam a roupa íntima molhada e podem confundir a gestante.

O tampão mucoso está associado ao afinamento do colo do útero e início da dilatação. Isso pode ocorrer dias antes das contrações começarem – explica. É importante destacar que, ao entrar em trabalho de parto, a gestante sente contrações no abdome e nas costas que vão se tornando dolorosas, frequentes e intensas.

A perda de líquido na gravidez antes do terceiro semestre pode afetar o desenvolvimento dos pulmões e demais órgãos, já que sua principal função é auxiliar a evolução do feto. Além disso, é possível que o bebê nasça com deformidades nas mãos e nos pés, bem como uma malformação dos pulmões.

O muco transparente é algo natural, e indica que o seu ciclo está atuando a todo vapor. Isto é, que você está no período fértil do ciclo menstrual. Desta forma, podemos dizer que o corrimento transparente é algo completamente normal, e muito comum em todas as mulheres.

Ele é transparente, como água de coco, e geralmente tem um pouco do vérnix do bebê (aquela camada branca de gordura que recobre o corpinho). Em alguns casos, a bolsa estoura mais pra cima e faz com que a mulher tenha pequenas perdas de líquido amniótico, podendo gerar dúvida quanto ao rompimento ou não.

2.º Perda de água pela vagina
A perda de água pela vagina indica a ruptura das membranas, ou “bolsa das águas”, que mantêm o líquido amniótico durante a gravidez. Quando isso ocorre, a grávida não sente dor, apenas a sensação de uma água morna escorrendo pelas pernas.

O volume considerado normal para o líquido amniótico varia de acordo com a idade gestacional, e estes valores encontram-se em torno de 250 ml na 16ª semana, 800 ml na 28ª semana, atingindo 1.000 ml na 34ª semana(7).

Dica/curiosidade da semana
A partir dessa semana, você pode começar a perder o seu tampão mucoso, uma secreção gelatinosa que funciona como uma rolha no colo do útero.