Quando muda o cabelo do bebê?

Perguntado por: ltaveira4 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 10 votos

A queda de cabelo dos bebês pode começar logo após o nascimento da criança, e geralmente se estende até os seis meses de idade, quando os fios de cabelo definitivos, mais firmes, longos e grossos começam a nascer.

Só é possível saber exatamente como será o cabelo do bebê após algum tempo do nascimento, pois logo nos primeiros meses os fios começam a cair e outros crescem no lugar. Mas não é preciso se assustar com a queda de cabelo do bebê3. É algo comum e todos passarão por isso.

1O cabelo do bebê cai com até seis meses de idade e esse período pode se estender até os dois anos. 2O atrito da cabeça da criança com o travesseiro ou colchão pode ocasionar em falhas capilares localizadas. 3O nascimento dos fios geralmente ocorre a partir dos seis meses de idade e pode se estender até um ano e meio.

Perda dos Fios de Cabelo do Bebê
Portanto todos os bebês perdem cabelo nos primeiros meses de vida, o processo de perda dos fios chega até os seis meses, todo este processo pode acontecer até os dois anos da criança, nesta idade onde os fios são substituídos.

O bebê nasce em um período próximo à fase de queda. Portanto, aquele cabelo formado ainda no útero da mãe vai cair totalmente, por volta dos 4 meses de vida, e nascer de novo. Não há motivos para preocupação.

De acordo com o artigo, foi demonstrado que as fibras cacheadas, que emergem angularmente do couro cabeludo, são geradas por folículos curvos. Já os cabelos lisos emergem de folículos colineares que são incorporados em ângulos aproximadamente retos em relação ao couro cabeludo.

Por isso, qualquer comportamento é possível no padrão das cores da íris. Por volta dos 6 meses de idade a cor dos olhos vai se definindo. Em geral esse é o tempo que ocorre grande migração de melanócitos no organismo e a criança vai pigmentando como um todo, inclusive os olhos.

Além do olhar, esse reconhecimento, de acordo com o especialista, se dá também por meio do cheiro, da voz e do toque. Estudos mostram, por exemplo, que o bebê é capaz de identificar o odor materno desde o sexto dia.

A indicação para lavar o cabelo do seu bebê é todos os dias, uma vez ao dia! Essa frequência evita infecções no couro cabeludo e também o ressecamento e outras complicações.

Existe uma crença popular de que cortar o cabelo do bebê antes de um ano possa prejudicar o crescimento e a saúde do fio. Essa crença não tem base científica e é apenas um mito. Não há uma regra que proíba cortar o cabelo do bebê no primeiro ano de vida.