Porque o bebê se engasga quando mama?

Perguntado por: alacerda . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 19 votos

O problema acontece quando a cartilagem macia e imatura da laringe superior colapsa para dentro durante a inalação, obstruindo as vias aéreas. Às vezes, causa respiração ruidosa (que pode piorar quando a criança chora, por exemplo). Nos casos moderados, a criança tem tosse, engasgo e dificuldade de se alimentar.

É importante que o bebê comece a ter contato com alimentos menos líquidos, mas, ainda assim, os pedaços devem ser bem pequenos, para evitar os engasgos.

Coloque uma das mãos fechadas sobre a chamada boca do estômago e com a outra, comprima a primeira, ao mesmo tempo em que empurra para dentro e para cima, como se fosse levantar a pessoa. “Tudo isso deve ser realizado sem esquecer de pedir para alguém chamar socorro profissional.

No entanto, o bebê que engasga de forma frequente pode estar com dificuldade para engolir, o que pode indicar doenças como paralisia cerebral ou miopatia congênita.

Engasgo com aspiração
Se ocorrer aspiração de alimentos, líquidos ou objetos estranhos para os pulmões durante o episódio de engasgo, pode ser necessária uma avaliação médica para evitar complicações pulmonares.

As melhores posições para amamentar são: tradicional (de frente, barriga com barriga, com o bebê), que facilita para ver se a pega está certa; invertida (apoiando a cabeça do bebê com as mãos e colocando as perninhas por baixo da sua axila), que facilita a pega em mães com mamas grandes; cavaleiro (bebê sentado com as ...

Se o bebê não arrotar nesse tempo, não se preocupe em fazê-lo arrotar. Fique tranquila. Pode colocar o bebê para dormir se ele estiver adormecido. Lembrando de seguir as recomendações de sono seguro.

Corte os alimentos em pedaços pequenos ao oferecer à criança; Não ofereça alimentos redondos e duros, como uvas, pipoca, cenoura crua e nozes; Ensine a criança a mastigar; Ensine a criança a comer sentada e com a boca fechada, isso evita que ela tente falar e comer ao mesmo tempo.

A amamentação deve ser prazerosa tanto para a mãe como para o bebê. O bebê deve estar virado para a mãe, bem junto de seu corpo, bem apoiado e com os braços livres. A cabeça do bebê deve ficar de frente para o peito e o nariz bem na frente do mamilo. Só coloque o bebê para sugar quando ele abrir bem a boca.

Principalmente até o primeiro ano de vida, engasgos podem acontecer a qualquer momento. Ao mamar, com a própria saliva ou nos primeiros meses de adaptação com outros líquidos: todas essas situações podem gerar engasgos e, mesmo que difícil, é importante manter a calma. Engasgos leves não são tão graves assim.