É verdade que cuscuz aumenta o leite materno?

Perguntado por: ateixeira7 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 4 votos

O uso do milho para o estímulo da produção de leite materno é um dos mitos que se sedimentaram com o passar dos tempos. O conselho chega a estar em livros de medicina alternativa e na internet, mas não é verdade.

Isso significa ingerir muitas frutas e legumes, grãos integrais como aveia e arroz, além de cereais e pães identificados como "integrais" ou de "trigo integral". Esses alimentos, assim como a batata, massas e cuscuz também são ricos em amido, que é uma importante fonte de energia.

Ele pode sugerir um ajuste na sua posição de amamentar ou na forma como o bebê pega a mama, para aumentar a eficiência da amamentação. Experimente também ter mais contato pele a pele com o bebê antes e durante as mamadas para estimular o hormônio ocitocina, que faz fluir o leite.

Uma pesquisa da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, indica que o sabor de alimentos consumidos pela mãe durante o período de amamentação passa para o leite materno em questão de minutos.

Sim ela pode comer cuscuz, só deve tomar cuidado com alimentos gordurosos em excesso pois podem soltar o intestino (diarreia). Se não estiver tendo dor ou distensão abdominal, pode ser reintroduzida a dieta habitual gradativamente.

Segundo alguns estudos é possível que a produção de leite seja aumentada com a ingestão de alguns alimentos, como: alho, aveia, gengibre, feno-grego, alfafa, bebidas à base de cereais e spirulina. Esses alimentos podem ser inseridos na alimentação diária ou também como forma de suplementação à dieta normal.

Os chás de menta e sálvia são excelentes opções para as mulheres que querem secar o leite materno. O consumo dessas bebidas é uma forma natural e muito eficiente de estancar o líquido, sem precisar se submeter ao uso de medicamentos.

Os alimentos que devem ser evitados na amamentação pela mãe que amamenta são alimentos como frituras, embutidos, queijos gordos, refrigerantes, bolos ou biscoitos, por exemplo, porque têm grandes quantidades de gorduras e açúcares. Existem ainda alimentos que são proibidos, como as bebidas alcoólicas.

Os chás são aliados das mamães que amamentam
As substâncias galactagogas presentes em alguns chás como funcho e capim-cidreira tem o poder de aumentar a produção de leite materno, ajudando assim as mamães que passam por dificuldades no período de amamentação.

Feito especialmente para ajudar as mamães na fase da amamentação, o Chá Misto da Mamãe é um composto de 5 ervas naturais: Melissa, Alcarávia, Funcho, Erva Doce e Rosa Silvestre.

Marlene: A quantidade de vitamina C no leite materno depende da alimentação da mãe. É importante que a mãe lactante ingira alimentos ricos em vitamina C para que seu filho receba o leite materno com maior quantidade desta vitamina.