Qual a forma correta de por um bebê com refluxo para arrotar?

Perguntado por: ubrito . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.2 / 5 5 votos

O ideal é encostar barriga com barriga e inclinar levemente a cabeça da criança, posicionando-a na dobra do cotovelo. Quando o bebê terminar de mamar, espere até ele conseguir arrotar – isso pode levar de dez a 30 minutos. Mantenha-o em pé, ereto e firme, sem dar tapinhas nas costas ou sacudi-lo.

Veja, a seguir, algumas sugestões de posição para ajudar seu bebê a arrotar.

  1. Cabeça do bebê apoiada sobre seu ombro. Sente-se de forma ereta e apoie o bebê sobre seu peito. ...
  2. Bebê sentado no colo. ...
  3. Deite o bebê sobre suas pernas.

Uma massagem nas costas ou tapinhas leves também podem ajudar. Conversar com o bebê ou entoar baixinho canções o ajudarão a ficar mais relaxado para arrotar. Cada bebê é diferente, então, muito provavelmente, você precisará tentar todas as posições até descobrir qual é a que ele se sente mais confortável.

Doces e gomas de mascar podem fazer você arrotar pois você engole o ar enquanto você os mastiga. Se você escolher uma versão sem açúcar, você pode arrotar ainda mais. Isso porque os álcoois de açúcar que eles contêm não podem ser processados ​​rapidamente quando atingem seu intestino.

São elas: evitar balançá-los; não vestir roupas que apertem suas barrigas; não deixar chorarem por muito tempo; botar um calço de 10 cm para manter a cabeceira do berço elevada cerca de 30 graus; ter uma boa posição durante as mamadas para prevenir a entrada de ar pela boca; e, após terminar, deixá-los no colo, na ...

É recomendável esperar cerca de 20 a 30 minutos depois de amamentar antes de deitar o bebê. Isso ajuda a evitar o refluxo e facilita a digestão do leite, diminuindo as chances de desconforto e cólicas.

“Se o bebê estiver dormindo tranquilamente, não precisa acordá-lo para arrotar, mas é importante mantê-lo em posição segura, isto é, com a barriga para cima e com a cabeça lateralizada, que evita o risco de morte súbita e o engasgo, que pode ocorrer caso ele regurgite deitado com a cabeça reta”, afirma Vivian.

A causa da síndrome da morte súbita infantil (SMSI) é desconhecida. Colocar o bebê para dormir de costas; remover travesseiros, proteções acolchoadas e brinquedos do berço; proteger o bebê contra o aquecimento excessivo e impedir que ele respire fumaça de cigarro pode ajudar a prevenir a SMSI.

É muito importante diferenciar quando o refluxo gastroesofágico é patológico e precisa de tratamento. O refluxo passa a ser um problema quando a criança apresenta alguns sinais e sintomas como: irritabilidade, choro, vômitos muito frequentes, baixo ganho de peso e recusa alimentar.

Algumas dicas para fazer ao longo do dia podem ajudar estimular o sono do bebê à noite e fazê-lo dormir a noite toda, e incluem:

  1. Limitar a duração das sonequinhas. ...
  2. Estimular o bebê durante o dia. ...
  3. Identificar os sinais de sono. ...
  4. Criar uma rotina para dormir.

O mesmo defeito no esfíncter esofágico inferior que causa o refluxo, permite que os gases retornem, provocando o excesso de eructações.

Mesmo assim, é importante mantê-lo na posição por 20 minutos pelo menos.

Mexer e movimentar as perninhas dos bebês
O movimento de “bicicleta” nas perninhas do bebê, além da flexão contra o peito, pode ajudar a eliminar os gases e acabar com o desconforto e dores do pequeno.