Como drenar o pus em casa?

Perguntado por: vsantos . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Tirar o excesso de pus com soro fisiológico; Lavar o local com água e sabão neutro; Aplicar a pomada antibiótica, de acordo com a orientação médica; Cobrir o local com faixa ou gaze limpas.

No entanto, também é importante você não tentar drenar o abscesso . Isso pode levar a trauma do tecido circundante e, potencialmente, ajudar a espalhar a infecção subjacente.

É possível tratar uma ferida com pus em casa? Não existe tratamento caseiro eficaz para ferida com pus, justamente pelo fato de exigir o uso de antibióticos e outros fatores para a cicatrização completa. Por isso, é fundamental procurar tratamento especializado em feridas o quanto antes para o problema não se agravar.

Uma das opções caseiras para tratar o abscesso é colocar compressa com água morna e limpar a região com sabão neutra.

O calor ajuda a dissolver o pus e o óleo, de modo que possa drenar naturalmente. Molhe um toalhete limpo com água morna. Certifique-se de que a água não está muito quente. Torça o pano de modo que esteja úmido, mas não goteje.

Fazer uma incisão linear ao longo de todo o comprimento do abscesso usando um bisturi nº 11, se possível, seguindo as pregas cutâneas. Comprimir delicadamente a ferida para espremer o pus.

Compressas quentes e medicamentos específicos ajudam o organismo a absorver ou mesmo a drenar o conteúdo de dentro do abscesso. Quanto aos medicamentos, o uso de antibióticos pode ser necessário, para combater os agentes infecciosos.

As frutas vermelhas, como morango, amora e framboesa, são ricas em antioxidantes denominados antocianinas. Esses compostos possuem efeito anti-inflamatório e ajudam a manter o sistema imunológico funcionando de maneira adequada. Além disso, ajudam a reduzir o risco de doenças crônicas.

A existência de pus ou secreção, principalmente de cor amarelada ou esverdeada e mais espessa, também é um indicativo de infecção. É normal que algumas feridas apresentem secreção, mas esta é fluida e de cor clara. Porém, não necessariamente uma ferida que não apresenta pus deixa de estar infeccionada.

Essa drenagem é feita cirurgicamente ou por punção com agulha, ambos com anestesia local. A drenagem do abcesso acelera o processo de cura e alivia a dor do paciente.

Se o pus não for drenado, a área ficará mais inchada e dolorida. Isso é conhecido como abscesso. O abscesso pode se formar rapidamente e, algumas vezes, ele se forma apenas um ou dois dias após a infecção começar.

Como realizar uma drenagem de abscesso? Os abscessos, quando mal delimitados e sem flutuação, podem ser tratadas com calor úmido que irá acelerar o processo de drenagem. Após 24-48h, muitos desses abscessos já terão sido drenados espontaneamente ou terão diminuído.

Os abscessos de pequeno tamanho podem ser absorvidos ou drenarem para o exterior do organismo (“vir a furo”), mediante a aplicação, várias vezes por dia, de compressas quentes.

Sempre que um abscesso é diagnosticado deve ser feita a eliminação da secreção purulenta através da drenagem de abscesso. Em alguns casos a drenagem é feita via canal radicular, em outros pode ser feita através da bolsa periodontal, ou ainda, pode ser feita através de incisão cirúrgica.

O médico também pode usar uma seringa para aspirar o pus. Depois da drenagem, o médico pode lavar o local com solução salina para remover o pus e outros resíduos. Em alguns casos, um antibiótico pode ser prescrito para tratar a infecção.

Compressas quentes ajudam a drenar a região para tirar o pus e acelerar a cura. Durante o processo é preciso cuidar da higiene pessoal, sempre lavando as mãos com água e sabão (de preferência neutro ou antisséptico), mantendo as unhas curtas e não compartilhando roupas, lenços, lençóis ou toalhas.