Pode estourar a bolsa sem perder o tampão?

Perguntado por: epaiva . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 3 votos

Ao entrar em trabalho de parto, a mamãe sente contrações no abdome e nas costas que vão se tornando dolorosas, frequentes e intensas. Algumas mulheres entram em trabalho de parto sem perder o tampão mucoso e com a bolsa íntegra.

Você sabia que a cabeça do bebê, quando está bem encaixada na região pélvica, pode funcionar como uma “tampa” à prova de grandes vazamentos? É por isso que pode acontecer o rompimento da bolsa e não haver muita perda de líquido.

Em geral, cerca de 10 a 15 dias antes do parto, ocorre a perda do tampão, com a eliminação de secreção pela vagina. Na sequência, você poderá começar a sentir os sinais descritos acima e, então, ter o rompimento da bolsa.

Segundo Tedesco, o rompimento provoca uma perda de líquido involuntária. “Não é como urina, que se consegue prender”, Na maioria das vezes, o volume da perda é grande. “Não dá para não perceber. Forma-se uma poça no chão, encharca a roupa”, diz o especialista.

O rompimento da bolsa pode acontecer de forma lenta e aos poucos ou então de forma brusca, perdendo todo o líquido de uma vez.

A bolsa d'água, que envolve o bebê no útero é formada por duas membranas e preenchida pelo líquido amniótico, que tem a função de proteger o bebê contra traumas e infecções. Depois que ela se rompe, o parto ocorre, no máximo, nas 48 horas seguintes.

Até mesmo a forma como a substância é expelida do corpo pode mudar de pessoa para pessoa. Algumas mulheres relatam a saída completa do tampão de uma vez só, enquanto, em outras, ele sai aos poucos e há casos em que a gestante nem percebe que saiu.

As contrações provocam a dilatação, mas pode acontecer de a barriga contrair sem a gestante sentir dor e, portanto, não perceber a dilatação. No trabalho de parto, espera-se que ela evolua 1 cm por hora, até chegar a 10 cm.

Quando o trabalho de parto começa, o colo do útero se abre (dilata). Os músculos do útero se contraem em intervalos regulares. Quando o útero se contrai, o abdômen fica duro. Entre as contrações, o útero relaxa e fica mole.

Eliminação do tampão mucoso
Essa secreção preenche o canal cervical (colo do útero), formando uma barreira entre a bolsa amniótica e a vagina. Quando o colo começa a dilatar, cerca de 10 a 15 dias antes do parto, a secreção começa a ser eliminada pela vagina. O tampão também é chamado de “sinal”.

A bolsa rompeu
Isso indica a ruptura das membranas conhecida como bolsa d'água, onde fica o líquido amniótico. — Quando a bolsa se rompe, a gestante não sente dor, apenas a sensação de uma água morna escorrendo pelas pernas, podendo ser confundido com urina.

Muitas mulheres confundem o líquido amniótico com urina, entretanto, enquanto essa é amarela e tem um cheiro característico, o líquido amniótico não tem cor e tem um odor parecido com água sanitária (algumas mulheres não notam cheiro algum).