Quanto tempo de repouso após um aborto?

Perguntado por: ipeixoto . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 11 votos

Outro aspecto importante é que no caso de aborto, pela legislação, a mulher tem direito a 2 (duas) semanas de repouso, ficando assegurados seus salários e suas funções exercidas.

O que causa o saco gestacional expelido
Isso geralmente ocorre nas primeiras semanas de gravidez, muitas vezes antes mesmo que a mulher perceba que está grávida. Não existem causas específicas para a expulsão do saco gestacional – esta é uma condição que acontece sempre associada a um aborto espontâneo.

Segundo ele, o processo de abortamento varia a cada mulher, que pode esperar pela eliminação natural em algumas semanas ou induzir o processo por uso de medicamentos e até realizar a intervenção cirúrgica, nos dois últimos casos sempre em um hospital.

Não existem evidências suficientes sobre um resguardo específico após curetagem, mas a maioria dos ginecologistas recomendam repouso pélvico por algum tempo, variando de três dias a duas semanas, para evitar sangramento e/ou infecção.

O que fazer após perder o bebê? Após confirmar o diagnóstico de um aborto, o médico irá verificar se o feto e a placenta foram expelidos completamente. Caso não haja vestígios, a recomendação é que a mulher fique de repouso até se recuperar.

Geralmente, o aborto espontâneo é detectado com o auxílio de um exame de ultrassom. Em alguns casos, o exame serve apenas para confirmar o diagnóstico sem a necessidade de procedimentos adicionais. No entanto, algumas pacientes ainda precisam fazer um procedimento, a chamada curetagem.

Se ocorrer muito no início da gestação, ele ainda é muito pequeno e pode ser difícil identificar se o saco gestacional foi realmente expelido junto com o sangramento. “Para ter certeza, é preciso fazer um exame de imagem, como um ultrassom transvaginal”, afirma a especialista.

Depois de perder um bebê, quanto tempo demora para engravidar? A resposta é sim. É possível engravidar após um aborto e nem é preciso esperar muito.

Sem a curetagem, os restos placentários apodrecem no útero da mulher, ocasionando infecções gravíssimas, a retirada do útero e até a morte. Embora a curetagem, apesar de a maioria das mulheres desconhecer, não ser um procedimento inofensivo, ela é necessária em casos de abortos provocados.

Um aborto espontâneo geralmente é precedido por uma mancha de sangue vermelho-vivo ou escuro ou um sangramento mais evidente. O útero se contrai, causando cólicas. No entanto, entre 20% e 30% das gestantes têm algum sangramento pelo menos uma vez durante as primeiras 20 semanas de gravidez.

Outro aspecto importante é que no caso de aborto, pela legislação, a mulher tem direito a 2 (duas) semanas de repouso, ficando assegurados seus salários e suas funções exercidas. A comprovação legal do abortamento espontâneo faz-se por emissão de atestado médico que deverá ser encaminhado ao empregador.

Recomenda-se repouso de aproximadamente sete dias após o procedimento.

O seu cabelo pode ser pintado a qualquer momento após uma curetagem uterina.