É possível homem ter cólica?

Perguntado por: rpacheco . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

Acha que acabou? 15% dos homens acreditam que ficam inchados e 5% dizem que sentem até cólicas menstruais. Nem é preciso dizer que eles não possuem útero, nem ovários e que, por isso, não menstruam – de modo que tais sintomas associados à TPM não poderiam existir.

Sucede, em grande parte dos casos, por alimentação inadequada, gases intestinais e baixa ingestão de fibras. Mas além desses fatores, o problema também surge em função de doenças e infecções, ou pode ser o sintoma isolado de alguma patologia no intestino.

A cólica intestinal dói embaixo da barriga ou pode surgir como um incômodo em todo o abdômen. Normalmente, essa dor possui uma intensidade entre leve a moderada4. Se for causada por alimentação inadequada, prisão de ventre ou gases, a cólica intestinal não costuma ter outros sintomas associados4.

A TPM masculina, também conhecida como Síndrome do Homem Irritável (SHI), é o resultado de uma oscilação de testosterona, que costuma acontecer em casos como: Idade (os níveis de testosterona do homem começam a diminuir a partir dos 30 anos) Estresse. Mudanças na dieta ou peso.

Assim, a TPM masculina causa mudanças de humor em alguns homens, gerando sintomas como irritabilidade, agressividade e emotividade. No entanto, é muito diferente da TPM feminina, pois não está associada ao ciclo menstrual.

A dor no baixo ventre ou “dor no pé da barriga” é considerada uma condição de saúde que pode significar vários tipos de problemas, que vão desde gases a infecção do trato urinário. Desta forma, é essencial entender ao certo os sintomas e buscar o médico ao notar qualquer alteração visível no abdômen e região.

A dor no pé da barriga pode ser normal e estar vinculada às contrações”, explica. Pois é, o corpo é mesmo um mistério. O orgasmo envolve o corpo todo, não só a ppk. Por isso, o pé da barriga pode doer um pouquinho depois de gozar.

Cólica dói tanto quanto infarto
Apesar disso, ainda há poucos estudos a respeito da condição e do seu tratamento. Em entrevista ao site Quartz, o professor de saúde reprodutiva John Guillebaud, da University College London, disse que a dor pode ser tão severa a ponto de ser comparada com um ataque do coração.

Jornal Médico - Ciência confirma: Mulheres têm maior tolerância à dor que os homens. Afinal, a ideia generalizada de que as mulheres toleram melhor a dor que os homens é mesmo verdadeira. Há muito enraizada no senso comum, a teoria foi agora validada pela ciência, num estudo publicado na Current Biology.

Perda de massa óssea; Acúmulo de gordura corporal; Perda de desejo sexual; Mudanças no humor.

A andropausa é uma situação caracterizada pela diminuição da produção de testosterona pelos homens, o que costuma acontecer por volta dos 50 anos. A andropausa é popularmente conhecida como a menopausa dos homens.

Hoje, sabe-se que pode acontecer uma grande diminuição dos níveis de testosterona em condições como obesidade grau 3, infecção pelo vírus HIV, estresse psicológico, doenças debilitantes, abuso do álcool e tabagismo ou como efeito colateral de medicamentos como os derivados da cortisona, por exemplo.

É normal ter desejos antes e durante o período? Resumindo, sim, é. Como sempre, podes agradecê-lo às tuas hormonas. A tensão pré-menstrual apresenta mais de 150 sintomas diferentes, sendo os desejos por comida durante o período um dos mais frequentes.

Acontece que a oscilação normal de níveis dos estrógenos e da progesterona (hormônios sexuais), no ciclo menstrual, atua sobre a função da serotonina (neurotransmissor), levando as mulheres mais sensíveis às manifestações da SPM¹, dentre as quais, ao choro fácil e a uma maior sensibilidade.

Normalmente a TPM é mais acentuada em mulheres com idade entre 30 e 40 anos. Estima-se que aproximadamente 85% de todas as mulheres que menstruam já tiveram ou ainda apresentam os sintomas da tensão pré-menstrual.

A andropausa é provocada por uma queda nos níveis de testosterona. Dessa forma, ela dura até que os níveis desse hormônio voltem ao normal. É necessário paciência, porque a testosterona sobe e desce lentamente. Sabendo disso, é comum que os efeitos do tratamento da andropausa demorem de 4 a 6 meses para aparecer.