É perigoso tomar Pyridium?

Perguntado por: ibittencourt . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.4 / 5 15 votos

Contraindicação. Você não deve usar Pyridium caso tenha alergia à fenazopiridina ou a qualquer um dos componentes da fórmula ou tenha problemas renais ou problemas graves de fígado. Este medicamento é contraindicado para uso por crianças.

Se ocorrer alguma reação desagradável durante o tratamento, suspenda-o imediatamente e informe seu médico. Os seguintes eventos adversos foram relatados: Eventos dermatológicos: alergia, coceira, descoloração anormal de tecidos e fluídos corpóreos. Eventos gastrintestinais: náusea, vômito, diarréia.

Modo de usar: Pyridium deve ser administrado por via oral, após as refeições ou ainda após um pequeno lanche, para reduzir o desconforto estomacal. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado. A dose recomendada de Pyridium é de 200 mg a cada 8 horas.

A recomendação é tomar a fenazopiridina por até dois dias.

nitrofurantoína; trimetropin-sulfametozaxol; ciprofloxacino, entre outros. Os analgésicos associados com antibióticos ajudam a melhorar o quadro de dor ao urinar, podendo ser prescrito anti-inflamatórios sistêmicos como a nimesulida e ibuprofeno, ou locais como o Pyridium ou Uristat, por exemplo.

Os seguintes eventos adversos foram relatados: Eventos dermatológicos: rash (erupção passageira na pele), alergia, coceira, coloração anormal de tecidos (pele) e fluidos corpóreos. Eventos gastrointestinais (comuns): náusea, vômito, diarreia.

Antibióticos para cistite não complicada
As melhores opções de tratamento empírico (sem orientação do antibiograma) incluem: Nitrofurantoína 100 mg de 12/12 por 5 a 7 dias. Trimetoprim-sulfametoxazol (Bactrim) 160/800 mg de 12/12 horas por 3 dias. Fosfomicina 3 g em dose única.

Antiespasmódicos e analgésicos
Flavoxato (Urispás); Escopolamina (Buscopan ou Tropinal); Hiosciamina (Tropinal).

Beba muita água
A água, por ser líquida, contribui para eliminar os microorganismos presentes no trato urinário. Por isso, é fundamental a ingestão dela para alívio imediato dos sintomas da cistite. Não é à toa que essa dica está em primeiro lugar, beber água é hábito muito importante para manter a nossa saúde física!

Além de tudo, alimentos picantes, como pimentas e condimentos fortes, devem ser evitados durante uma infecção urinária. Afinal, esses alimentos podem causar bastante irritação na bexiga e no trato urinário, assim como agravar outros sintomas e desconfortos.

Quando usado em conjunto a um agente antibacteriano no tratamento de infecções urinárias, a administração de Pyridium® não deve exceder 2 dias para que o medicamento não mascare uma possível infecção não controlada.