É perigoso dente inflamado?

Perguntado por: rpeixoto . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.6 / 5 2 votos

Inflamação na gengiva pode afetar o coração e aumentar risco de infarto. Mau hálito, infecções e inflamações na gengiva, problemas nos dentes e até nos ossos da mandíbula tudo isso pode ser consequência da falta de higiene e da má escovação. Por isso, é importante tomar alguns cuidados diários com a saúde bucal.

Com o passar do tempo, caso não tratada, a infecção dentária pode disseminar para o organismo como um todo, iniciando uma infecção sistêmica ou sepse (infecção generalizada no organismo humano), que pode levar o ser humano a óbito.

Esses microrganismos podem atingir ainda alguma veia, caindo na corrente sanguínea e afetando órgãos vitais como o cérebro e o coração. Se chegarem às válvulas cardíacas, essas bactérias podem causar a endocardite, uma inflamação grave, especialmente para os pacientes cardíacos.

A duração da pulpite aguda pode variar em média entre 2 a 14 dias, reagindo fortemente aos estímulos externos, principalmente às alterações de temperatura.

Uma infecção na boca pode ser silenciosa, isso ocorre principalmente quando fazemos algum tratamento que acaba com a dor, mas não elimina o foco infeccioso. Ou seja, as bactérias podem se espalhar pela corrente sanguínea podendo causar uma septicemia que é uma infecção generalizada que pode até levar a morte.

As infecções faciais que surgem a partir de uma inflamação de dente não cuidada começa a ganhar volume entre os pacientes que chegam à Rede Hospitalar de Saúde. E pode levar a óbito.

O sal funciona como agente para eliminar a infecção e o calor da água morna irá drenar os fluídos desta infecção, além de acalmar o tecido inflamado. Chupar uma pedra de gelo ou fazer uma compressa de bolsa fria na bochecha também pode aliviar a dor. O gelo reduz o fluxo sanguíneo na região e ajuda no desinchar.

Pessoas que não têm sinais de alerta, mas que tenham inchaço sobre a mandíbula, dor muito forte ou drenagem de pus da base de um dente devem ir ao dentista o quanto antes. Outras pessoas que tiverem dor de dente devem eventualmente visitar um dentista, mas um atraso de vários dias não é prejudicial.

Uma infecção na boca pode ser silenciosa e ocorre, principalmente, quando fazemos algum tratamento que acaba com a dor, mas não elimina o foco infeccioso, ou seja, as bactérias podem se espalhar pela corrente sanguínea, causando uma septicemia, que é uma infecção generalizada que pode até levar à morte.

Nesse sentido, quando a boca está inflamada, o ph tende a ficar mais baixo (ácido) e ao interagir com o anestésico ioniza suas moléculas, impedindo-o de ser absorvido com eficácia. Em suma, é possível driblar esse problema através de um método diferente de aplicação do anestésico.

É possível extrair dente inflamado? Sim, é possível realizar a extração de dente inflamado! Entretanto, as condições poderão ser diferentes da extração “normal”. Isso porque quando o dente está inflamado, a anestesia não funciona com eficácia no tecido comprometido, o que impede uma remoção indolor.

Tanto a azitromicina quanto a amoxicilina são antibióticos eficazes para tratar infecções dentárias, mas cada um tem suas próprias indicações e posologia. A amoxicilina é geralmente a primeira escolha para desinflamar o dente, pois é eficaz no tratamento de infecções causadas por bactérias comuns da cavidade oral.