É obrigatório comer depois do treino?

Perguntado por: hmaciel9 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.3 / 5 2 votos

Embora não seja necessário comer imediatamente após o treino, não quer dizer que não o possa fazer ou que isto não faça sentido no seu caso. Sabemos que é de extrema importância a quantidade total diária de proteína para o aumento de massa muscular e força e que parece ser benéfico o fracionamento da sua toma.

Cansaço constante: apesar de o cansaço estar relacionado com vários fatores, a falta de alimentação depois do treino pode gerar fadiga; Dificuldade para definir os músculos: assim como o pré-treino, o pós-treino é fundamental para ganhar massa muscular.

A alimentação pós-treino é muito importante, pois é pela ingestão de alimentos que o organismo irá recuperar suas fontes energéticas e restaurar os tecidos que foram submetidos a esforços.

De forma geral, pode-se dizer que é necessário comer tanto antes da atividade física quanto após, já que a alimentação é fundamental para colher bons resultados e ter um corpo saudável. A suplementação também ajuda e muito nesse quesito.

Boas opções são suplementos proteicos (tanto de leite como veganos), ovos, peito de frango e peixes. E o ideal é que se coma uma quantidade adequada de carboidratos e proteínas até 2 horas após o treino, segundo Fulvia.

Além disso, o sono após a prática de exercícios é importante para ajudar na recuperação muscular.

Não é indicado ficar em jejum depois do treino, pois os nutrientes das comidas ajudam o corpo a se recuperar.

No pós-treino, o importante é reabastecer o corpo com alimentos saudáveis, que vão repor os nutrientes perdidos. Carboidratos integrais recuperam a sua energia, enquanto proteínas magras ou ricas em gorduras boas, como o salmão, ajudam no desenvolvimento muscular.

A sugestão é escolher boas fontes de proteína (ovos, frango, peixe ou carne) associada a boa fonte de carboidratos (aipim, batata-doce, arroz, inhame, banana).

Os melhores alimentos pós-treino
“Nessa hora, é muito importante consumir proteínas, de origem animal, como carne bovina, frango, peixe, ovos e laticínios, ou vegetal, principalmente grãos, como feijão, ervilha, grão de bico, soja e lentilha”, indica Wesley Silva Ferreira, nutricionista do Smart Fit Nutri.

Como isso acontece? Por isso, o recomendado é que, após realizar uma atividade física de alta intensidade, como um treino na academia ou um exercício aeróbico, espere-se de 10 minutos a 15 minutos para tomar banho. Assim, o corpo já terá esfriado um pouco, a respiração estará normalizada e o suor terá parado.

Os carboidratos são a maneira mais eficiente de fazer essa reposição. Por isso, valorize o consumo de uma fonte leve desse nutriente – pães integrais, massas e frutas são ótimas opções – combinada com sua proteína favorita.

Composta basicamente por água e carboidratos, a banana é uma ótima fonte de energia que pode ser utilizada durante o treino ou no período de recuperação. Além disso, as grandes quantidades de potássio ajudam na contração muscular e evitam as temidas câimbras.