Faz mal não tomar banho depois do treino?

Perguntado por: oramires . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Um banho frio depois de atividades físicas estimula a circulação sanguínea e acelera o metabolismo. Segundo afirma o professor Juan Francisco Marco do Centro de Ciência do Esporte e Alta Performance da Espanha, não tomar banho após os exercícios físicos pode ser prejudicial à saúde, e não só por causa da higiene.

A resposta é: depende. Se você está buscando hipertrofia, ou seja, o crescimento dos músculos, é melhor evitar tomar banho gelado logo após o treino. A explicação vem de um estudo realizado na Austrália e publicado pelo Journal of Applied Physiology em 2019.

De acordo com o professor, estudos recentes apontam que para aqueles que praticam musculação, por exemplo, com o objetivo de hipertrofia (ganho de massa muscular), é recomendado evitar banhos gelados após os treinos.

5 coisas que você deve evitar no pós treino!

  1. Não se alongar. ...
  2. Ficar sem beber água. ...
  3. Comer alimentos pesados e gordurosos. ...
  4. Ingerir bebidas alcoólicas. ...
  5. Não dormir bem.

O melhor é sempre secar o suor durante o exercício
A transpiração refrigera nossa pele ao evaporar. Se você secar a pele a todo instante, não vai aproveitar essa função do suor e ainda induzirá o organismo a produzir cada vez mais e mais suor.

Tomar banho antes de dormir também é benéfico para a saúde da pele. Afinal, durante a noite, os hormônios de crescimento, associados à renovação da pele e à produção de glândulas sebáceas, ficam ainda mais ativos. Nesse sentido, tomar banho antes de dormir ajuda a manter a pele limpa e os hormônios em equilíbrio.

A cada movimento e contração da musculatura, o seu corpo envia mais nutrientes para dentro do músculo. O sangue é o grande encarregado por levar esses nutrientes e faz com que a musculatura pareça mais inchada durante o exercício e murche depois do treino.

Durante o treino, é importante continuar se hidratando com cerca de 150 a 300ml a cada 15 ou 20 minutos. Após o treino, mantenha a hidratação normal e, se o exercício foi mais pesado ou longo, pode precisar repor com um isotônico. Por isso a importância de fazer um acompanhamento com um profissional da área.

Uma coisa é certa: após o treino, é bom tomar banho imediatamente, por questões de higiene, bem-estar, mas também porque uma boa ducha facilita a fase de transição entre atividade física e descanso (ou outros compromissos do dia).

É importante destacar que a alimentação pós-treino deve ser feita dentro de um período de 30 minutos a duas horas após o término do exercício, a fim de evitar o uso das proteínas musculares como fonte de energia.