É bom tomar banho depois do treino?

Perguntado por: iveiga . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Além de relaxar o corpo físico, um banho completo depois do treino pode ajudar a tranquilizar a mente e a deixar de lado o estresse e as exigências da rotina de atleta.

Como isso acontece? Por isso, o recomendado é que, após realizar uma atividade física de alta intensidade, como um treino na academia ou um exercício aeróbico, espere-se de 10 minutos a 15 minutos para tomar banho. Assim, o corpo já terá esfriado um pouco, a respiração estará normalizada e o suor terá parado.

5 coisas que você deve evitar no pós treino!

  1. Não se alongar. ...
  2. Ficar sem beber água. ...
  3. Comer alimentos pesados e gordurosos. ...
  4. Ingerir bebidas alcoólicas. ...
  5. Não dormir bem.

O melhor é sempre secar o suor durante o exercício
A transpiração refrigera nossa pele ao evaporar. Se você secar a pele a todo instante, não vai aproveitar essa função do suor e ainda induzirá o organismo a produzir cada vez mais e mais suor.

Indo direto ao ponto para quem busca hipertrofia muscular o banho quente é a melhor opção, mas conforme você vai observar na continuação desse artigo tudo tem um “porque”.

De acordo com o professor, estudos recentes apontam que para aqueles que praticam musculação, por exemplo, com o objetivo de hipertrofia (ganho de massa muscular), é recomendado evitar banhos gelados após os treinos.

A cada movimento e contração da musculatura, o seu corpo envia mais nutrientes para dentro do músculo. O sangue é o grande encarregado por levar esses nutrientes e faz com que a musculatura pareça mais inchada durante o exercício e murche depois do treino.

Além disso, o sono após a prática de exercícios é importante para ajudar na recuperação muscular. A síntese e a quebra de proteínas nos músculos são processos também estimulados pela atividade física. Mas, para que os músculos cresçam, a síntese deve ocorrer em maior intensidade do que a quebra.

Vale lembrar que, durante o exercício, o corpo busca a energia do glicogênio, que fica estocado nos músculos. Nesse processo, as proteínas presentes na musculatura também podem ser consumidas {especialmente se pulamos a refeição pré-treino}. Daí a importância da reposição logo depois do exercício.

Usar os mesmos músculos todos os dias prolonga o processo de recuperação. Por isso, embora você trabalhe mais o bíceps e costas em comparação com os membros inferiores, os grupos musculares que suportam o peso do corpo levarão mais tempo para se recuperar.

4 táticas para descobrir se seu treino está surtindo efeito

  1. Você sai da academia sentindo-se melhor do que quando chegou. ...
  2. Você eleva sua frequência cardíaca. ...
  3. Você atinge sua RPE ideal. ...
  4. Você aumenta a intensidade e carga dos exercícios regularmente (sem sentir dor)

Além disso, o suor não queima calorias. Suar o suficiente pode fazer com que você perca peso de água, mas essa perda é temporária e é recuperada após se reidratar bebendo água ou comendo.