Como tomar pós-treino?

Perguntado por: rjaques . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Quando o objetivo principal é o ganho de massa muscular, para a recuperar o músculo e estimular a hipertrofia, é indicado que o pós-treino seja feito no máximo 45 minutos após o treino, devendo ser rico em proteínas e carboidratos, além de hidratação adequada.

Beber bastante água e consumir proteínas saudáveis são a melhor opção no pós-treino. A quantidade irá variar de acordo com seu propósito e a intensidade do seu esforço. Ovos, água de coco e azeite de oliva podem entrar praticamente em qualquer lista do que comer depois do treino.

A creatina é um dos suplementos para ganhar massa muscular mais populares - e pode ser usada no pós-treino. Ela é uma ótima opção para treinos de curta duração com alta intensidade, como os treinos de HIIT, auxiliando no aumento de músculos e manutenção de massa magra.

Os melhores alimentos pós-treino
“Nessa hora, é muito importante consumir proteínas, de origem animal, como carne bovina, frango, peixe, ovos e laticínios, ou vegetal, principalmente grãos, como feijão, ervilha, grão de bico, soja e lentilha”, indica Wesley Silva Ferreira, nutricionista do Smart Fit Nutri.

Você pode consumi-la entre 2 a 8 horas após o treino para ajudar na recuperação dos seus músculos.

Composta basicamente por água e carboidratos, a banana é uma ótima fonte de energia que pode ser utilizada durante o treino ou no período de recuperação. Além disso, as grandes quantidades de potássio ajudam na contração muscular e evitam as temidas câimbras.

Leite, iogurte, queijo, carnes magras (frango, por exemplo), peixe ou ovos são algumas fontes proteicas que deve incluir na sua alimentação pós-treino. No entanto, a ingestão de proteína nesta fase deve ser moderada, pois, quando em excesso, dificulta os processos bioquímicos de recuperação do corpo.

Quais são os melhores suplementos para ganhar massa muscular?

  1. Whey protein. Esse suplemento traz uma grande quantidade de proteínas, todas com um alto valor biológico, pois elas são retiradas do soro do leite. ...
  2. BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada) ...
  3. Creatina. ...
  4. Glutamina. ...
  5. Albumina. ...
  6. Cafeína.

Se os seus músculos murcham ou diminuem mesmo depois de puxar tanto ferro, você precisa prestar mais atenção na sua alimentação e descanso entre os treinamentos. Ingira as doses certas de proteínas e carboidratos diariamente para ajudar na construção da musculatura. Além disso, capriche no descanso.

O ovo é uma excelente fonte de proteína, enquanto o pão é o carboidrato da refeição. Prefira a versão integral, que tem mais fibras (mais saciedade e auxilia no bom para o funcionamento do intestino). Escolha duas fatias de pão de forma integral e 2 ovos.

Por que é necessário comer após o treino? Nosso organismo possui uma reserva de energia, mas quando treinamos de forma intensa, ela é gasta rapidamente. Dessa forma, comer após o treinamento de musculação ou corrida, por exemplo, é importante para fazer a reposição de energia e do tecido muscular.

Cansaço constante: apesar de o cansaço estar relacionado com vários fatores, a falta de alimentação depois do treino pode gerar fadiga; Dificuldade para definir os músculos: assim como o pré-treino, o pós-treino é fundamental para ganhar massa muscular.

Em treinos de força e resistência, a indicação da proteína pode ser no pré e pós-treino. Para algumas atividades, a recomendação é somente no pós-treino, porque a proteína pode promover a sensação de plenitude gástrica, o que pode atrapalhar no treinamento da atividade.

O consumo do Whey Protein no pós-treino
O mais recomendado, no entanto, é tomar Whey protein após o treino, durante a chamada janela anabólica, que é o período após o exercício em que o corpo está mais receptivo à absorção de nutrientes, especialmente proteínas, para a recuperação e crescimento muscular.

O consumo de Whey Protein pós-treino é especialmente indicado para aqueles que buscam a hipertrofia muscular, já que a síntese proteica pode ser maximizada nesse período. No entanto, é importante destacar que não é necessário consumir o Whey Protein imediatamente após o treino.