É normal vidro estourar?

Perguntado por: lrebelo . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 17 votos

A quebra espontânea pode ocorrer quando a borda já foi danificada. Isso pode acontecer quando for cortado em painéis menores, entregue ou instalado no local. À medida que os anos passam e as diferentes temperaturas e elementos fazem com que o vidro se expanda ou contraia, o estresse fará com que o vidro estilhace.

Estresse térmico
As mudanças bruscas de temperatura podem causar tensões no vidro, resultando em sua quebra. Isso ocorre especialmente quando o vidro está mal dimensionado ou apresenta pontos de fraqueza, como arranhões ou trincas.

Embora não ocorra com frequência, o vidro traseiro - chamado também de vidro térmico - pode estourar inesperadamente. Por ser um vidro temperado, seu processo construtivo gera altas tensões internas, e quando quebra se parte em centenas de pedaços. O estouro pode ocorrer por dois motivos.

Confira as 7 principais causas da quebra de vidro temperado

  1. Defeito de fábrica. Alguns problemas como fendas e bolhas podem provocar imperfeições no vidro. ...
  2. Falhas no pré-processamento. ...
  3. Defeito na têmpera. ...
  4. Problemas no armazenamento e no transporte. ...
  5. Instalação. ...
  6. Vidros em atrito. ...
  7. Pancadas no vidro.

Já que o fato do vidro temperado estourar é bastante comum, iremos pontuar neste conteúdo algumas possíveis causas desse problema e falaremos também sobre a importância de uma produção e beneficiamento de qualidade para amenizar essa questão.

Muitas pessoas acreditam que a quebra de vidros acontece por causa das altas temperaturas do banho. Mas, de acordo com Rezende, isso é um mito. Ele conta que entre os principais motivos que levam um box de banheiro a estourar estão falhas na estrutura e desgaste das peças.

Procure ondulações e imperfeições. Muitas vezes, no processo de aquecimento, pinças são utilizadas para remover o vidro temperado do calor, e deixam pequenas marcas que podem ser identificadas quando olhadas de perto. Verifique os cantos da peça de vidro.

Estalos e sons frequentes na sacada de vidro
É comum que os vidros deem alguns estalos, já que, como qualquer corpo, se adequam às temperaturas. Mesmo que de maneira imperceptível, no calor, o vidro se dilata, enquanto no frio, tende a se comprimir. Isso, de vez em quando, pode ocasionar estalos.

Em muitas culturas esse ato é um bom presságio
Na superstição popular significa que algo de bom vai acontecer.

200ºC

O temperado aguenta uma variação de temperatura de até 200ºC. Por isso, se você vai aplicar vidros em ambientes como cozinhas e indústrias, essa é a melhor escolha para reduzir a possibilidade de acidentes. Mesmo que aconteçam, as propriedades do vidro temperado diminuem as chances de problemas mais graves.

Por essa razão, não devemos manter espelhos ou vidros quebrados, pois, segundo o arquiteto, nosso subconsciente capta essa mensagem fragmentada e não nos remete sensações boas de prosperidade, abundância e organização.

c) Vidro de borossilicato
Trata-se de um grupo de vidros que apresenta óxido de boro e silicato na sua composição. Esses componentes químicos favorecem a não expansão do vidro quando ele é aquecido e nem a fácil quebra com um impacto.