É normal ter crises de ansiedade todos os dias?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

De fato, os transtornos de ansiedade são mais comuns do que se imagina. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 264 milhões de pessoas sofrem de algum transtorno de ansiedade ao redor do mundo. Mas, cá entre nós, ter um pouco de ansiedade no dia a dia é um sentimento completamente normal.

A causa exata da Ansiedade Generalizada não é totalmente conhecida, mas uma série de fatores – incluindo genética, química do cérebro e elementos estressores ambientais – podem contribuir para o seu desenvolvimento.

Uma crise de ansiedade, também chamado de ataque de pânico, geralmente dura minutos, porém, pode acontecer de ter mais de uma crise por dia por vários dias.

Algumas formas de lidar com essa parte do problema são criar distrações externas, como tentar conversar com uma pessoa focando sua atenção nela, cantar uma música, contar repetidas vezes até dez, desenhar, fazer listas ou qualquer outra atividade que ocupe sua mente e tire seu foco do problema.

Vale lembrar que a ansiedade é uma sensação normal e que todas as pessoas sentem, especialmente antes de momentos importantes, como uma entrevista de emprego. Mas se a sua ansiedade “bate ponto” com frequência, de forma que prejudica o seu dia a dia, é preciso atenção.

Se forem muito graves e durarem muito tempo, é fundamental que um profissional especializado em saúde mental seja contactado. As crises podem ser sinais de outros transtornos, como a síndrome do pânico ou transtorno de ansiedade generalizada.

“A ansiedade se acumula à noite porque a preocupação ansiosa é evitável quando estamos ativamente usando o cérebro e o corpo”, explica a psicóloga Kate Cummins.

A ansiedade passa a ser patológica quando começa a prejudicar o dia a dia, causando transtornos físicos e emocionais e interferindo na qualidade de vida do indivíduo, que não consegue controlá-la.

Muitas vezes durante uma crise, tendemos a focar em todos os sentimentos e sensações ruins que estão passando pela mente. Nesses casos, esse foco pode ser um gatilho e até mesmo piorar a crise. O ideal é você buscar distrações para o seu corpo e mente para que você desconecte dessas tensões.

Logo, para reduzir a ansiedade e os pensamentos acelerados, você pode pressionar de leve cada polegar de 1 a 2 minutos; e. Caminhar: caminhe durante o dia para ter uma boa noite de sono. É recomendado praticar atividades físicas, pelo menos, duas horas antes de dormir.

Quais são os recursos para controle imediato? A ansiedade é um quadro constante que se manifesta de forma mais ou menos intensa em dados momentos. Assim, o ideal é que o controle seja contínuo para evitar as crises. A especialista recomenda, por exemplo, a prática de atividades físicas, meditação e ioga.

O teste de escala de ansiedade de Beck possui um indicativo de qual é o grau de ansiedade que você possui no momento, que pode ser dividido em: leve, moderado ou severo. Existem outros testes como o questionário DASS-21 que pode ser feito junto de um profissional para avaliar a presença de ansiedade.

Quem sofre com transtornos de ansiedade geralmente se vê tomado por pensamentos negativos que invadem a mente sem aviso. "Pessoas com transtornos de ansiedade são pessimistas. Elas acreditam que algo ruim está prestes a acontecer, mesmo que não haja nenhuma evidência que aponte para isso.