É normal roncar depois da cirurgia de adenoide?

Perguntado por: lperes . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 6 votos

Exercícios físicos: Devem-se evitar exercícios físicos por 15 dias após as cirurgias. Recomendam-se atividades recreativas leves em casa acompanhadas por adultos. Respiração: Roncos e obstrução nasal podem ocorrer devido ao inchaço após a cirurgia, o que normalmente melhora após 10 a 14 dias.

Outras cirurgias para ronco
Cirurgias de remoção de amígdalas e adenoide também podem apresentar resultados em relação ao ronco. Elas podem ser indicadas em casos onde essas estruturas estão aumentadas e, dessa forma, facilitando a obstrução das vias aéreas.

Geralmente, o paciente não sente dor, pode ocorrer um leve sangramento pelo nariz, especialmente no dia da cirurgia. Não é utilizado tampão no pós e o paciente sai com a respiração livre, porém, pode ocorrer nariz entupido, e formação de coágulos, o que é resolvido com a lavagem nasal com soro fisiológico.

A cirurgia de remoção das adenoides
Apesar de simples, com duração média de 30 minutos e alta normalmente dada no mesmo dia, a recuperação vai levar uma média de 02 semanas onde é necessário repouso e reclusão. A cirurgia não interfere no sistema imune, já que este apresenta outros mecanismos de defesa.

Não assoar o nariz por 14 dias. Repouso durante 7 dias.

Sim, é possível parar de roncar. Mas para isso é preciso que as causas do ronco sejam bem definidas. Em alguns casos, a solução é simples: emagrecer, praticar exercícios aeróbicos, cortar o cigarro, moderar o consumo de bebidas alcoólicas e drogas com efeito sedativo, etc.

Como parar de roncar? Confira dicas

  1. Busque um médico especialista. ...
  2. Pratique exercícios físicos. ...
  3. Evite o consumo de bebidas alcoólicas. ...
  4. Invista em um umidificador de ar. ...
  5. Utilização de aparelhos intraorais. ...
  6. Cirurgia. ...
  7. CPAP.

É comum ouvir que em crianças pequenas a adenoide “volta” e que, com frequência, a cirurgia tem de ser refeita alguns anos depois da primeira. De fato, estudos já mostraram recidiva de sintomas obstrutivos em até 8% dos pacientes após as cirurgias de adenoite.

A recuperação total pode demorar várias semanas. Depois da cirurgia, você sentirá um pouco de inchaço e sensibilidade dentro do nariz, mas isso é normal. Você poderá apresentar sintomas parecidos com uma forte gripe ou sinusite.

O que acontece com os pontos internos plástica? Os tecidos internos também passam por esse processo de cicatrização. Portanto, o corpo pode levar até 2 anos e meio para recuperá-los totalmente. Porém, mesmo antes de completar esse processo de forma definitiva, o paciente já pode se sentir relativamente seguro.

Riscos da cirurgia
A cirurgia de adenoide e amígdalas jamais deve ser feita como forma de prevenção, mas como tratamento para os sintomas. Dos principais riscos, o médico otorrinolaringologista pediatra cita o sangramento durante e após a cirurgia, e a anestesia geral, que exige um preparo e atenção maior dos médicos.

Alimentação: Somente líquidos, ao natural ou gelado (leite, chá, sorvete, caldos, sucos de frutas, etc.). Pode ocorrer dor moderada a acentuada, na região da garganta, atrás do nariz e ouvidos. Use os remédios conforme a sua receita.

Quem sofre com a APLV deve evitar o consumo de leite, especialmente se também apresentar asma ou estiver passando por uma rinite alérgica, sinusite ou outra inflamação do sistema respiratório, considerando que nesses casos ela pode sentir sintomas mais fortes por ingerir esse tipo de alimento.

Quanto custa uma cirurgia de adenoides? Os custos dessa cirurgia podem variar bastante a depender dos honorários médicos, custos hospitalares, entre outros. Geralmente a cirurgia de adenoides na rede particular pode custar, em média, R$ 10.000,00.

O correto é esperar 30 dias após a cirurgia para poder assoar o nariz. Antes desse prazo, há chances de provocar um sangramento nasal.