É normal quem tem artrose?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 10 votos

A artrose é uma das mais comuns doenças reumáticas, que acomete tanto homens quanto mulheres, principalmente na terceira idade.

Não deixe de se exercitar
E, por isso, simplesmente não praticam atividades físicas. Esse pode ser um dos maiores equívocos quando o assunto é o que não fazer se tiver artrose. Tenha em mente que a inatividade na verdade piora a dor com o tempo.

Outros alimentos ricos em gorduras saturadas, como sorvetes, margarina e embutidos, também devem ser evitados. A ingestão em excesso de gorduras saturadas induz uma resposta inflamatória que aumenta as citocinas pró-inflamatórias e os biomarcadores de inflamação.

Quando ocorre a completa destruição da cartilagem devido o processo degenerativo, é classificada como artrose grave, e o desgaste ósseo está presente.

Ao longo da vida, naturalmente, as cartilagens que revestem as extremidades ósseas desta região se desgastam, causando dores intensas e incapacitantes, além da perda progressiva dos movimentos. Fatores genéticos, atividade física que exige impacto repetitivo, traumas e obesidade são os gatilhos que levam à artrose.

Os sintomas da artrose, mais comuns, são dor que piora com o movimento e piora muito com frio, melhora um pouco com o calor, gera uma certa deformidade e o joelho fica acometido e vai entortando cada vez mais e gerando perda de arco de movimento.

Em geral, as melhores opções de exercícios são aqueles que não sobrecarregam a articulação, como musculação, crossfit e pilates. Atividades de alto impacto, como corrida ou futebol, tendem a causar maiores dificuldades, mas podem ser praticadas de acordo com a gravidade do quadro.

Alimentos que devem ser evitados
Carne vermelha e de porco, aves, ovos e manteiga. Isso porque são alimentos de origem animal que contêm muita gordura saturada, o que é prejudicial para o paciente, pois aumentam a inflamação das articulações.

A acerola, abacaxi, laranja e limão são exemplos de frutas cítricas; Frutas Vermelhas: Já as frutas vermelhas possuem antocianinas, um composto antioxidante que garante ação anti-inflamatória.

ESTÁGIOS DA ARTROSE
No grau III mais de 50% da espessura da cartilagem já degenerou. No grau IV há exposição óssea. A progressão da doença é lenta. Do amolecimento da cartilagem até a exposição óssea o tempo decorrido costuma ser de vários anos.

Atualmente, a artrose não tem cura, mas os tratamentos visam à redução da dor e manutenção do movimento articular. O ideal é associar medicamentos e exercícios físicos com acompanhamento de um fisioterapeuta ou profissional de educação física para que não haja mais danos às articulações.

Limitação de movimento e surgimento de estalos e rangidos nas articulações; Rigidez que acontece depois de ficar sem movimentar a articulação por um tempo; Fadiga; Incapacidade de realizar tarefas do dia a dia devido à destruição da cartilagem natural, o que também pode causar deformidades.