É normal emagrecer depois da retirada da vesícula?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.8 / 5 13 votos

A cirurgia para retirar a vesícula não tem nenhuma relação com a perda de peso. O paciente pode emagrecer mas devido à dieta pobre em gorduras que deve fazer após a cirurgia.

Muitas vezes o que acontece é que a dieta do paciente muda após a cirurgia, uma vez que ele não sente mais dor e acaba comendo um pouco mais, ou melhora a alimentação evitando alimentos gordurosos e dessa forma acabam perdendo peso.

Afinal, retirar a vesícula emagrece? Os dois profissionais afirmam que não há relação direta entre o procedimento e a perda de peso. “O que pode acontecer após a retirada da vesícula é soltar um pouco o intestino.

Na maioria dos casos a retirada do órgão não traz nenhum sintoma ou sequela para o paciente, já que tem ele a função de armazenar a bile produzida pelo fígado.

Seu retorno às atividades ocorre, em geral, dentro de 1 semana. Se for uma cirurgia aberta, os períodos podem ser um pouco mais longos. De hospitalização podem ser de 3 a 5 dias e o retorno às atividades pode demorar até 3 semanas.

É possível viver normalmente sem a vesícula biliar? Sim. Sem a vesícula biliar, a bile flui diretamente do fígado para o intestino, fazendo a digestão de gorduras. Portanto, pacientes que fazem colecistectomia levam uma vida normal.

Retirada da vesícula
Apesar de alguns pacientes serem assintomáticos, geralmente essa situação causa dores fortes e contínuas no abdômen e nas costas, inchaços, gases e náuseas, entre outros sintomas que incomodam muito.

As vitaminas lipossolúveis, A, D, E e K necessitam de sais biliares para serem absorvidas, portanto, sem a vesícula, precisamos de suplementação desses sais biliares. Se você retirou a vesícula e seu cabelo começou a cair, já sabe, você deve estar com carência dessas vitaminas que são importantíssimas para o cabelo .

Diante deste cenário, começa a se formar um processo inflamatório, que ocasiona o inchaço. Esse inchaço, geralmente, desaparece em torno de três semanas após a cirurgia plástica. Entretanto, podem existir casos específicos em que o inchaço leva até seis meses para sumir.

Geralmente, a pancreatite é um quadro leve que melhora com medidas clínicas, mas neste momento a gente avalia e indica a colecistectomia, a retirada da vesícula para o paciente, no entanto, alguns pacientes podem apresentar um novo episódio de pancreatite.

Quando retiramos a vesícula do fígado, é possível que ocorra vazamento de bile em dois locais: do próprio fígado ou das vias biliares (sistema de ductos que drena a bile do fígado). Nesses casos, quando o risco de vazamento é identificado durante o procedimento, o cirurgião pode colocar um dreno para escoar a bile.

Após a remoção da vesícula, o corpo fica sem um órgão para armazenar a bile, sendo assim, o fígado irá liberá-la diretamente no intestino delgado para digerir os alimentos.

Depois da colecistectomia, o corpo fica sem um órgão para armazenar a bile, portanto, o fígado irá liberá-la de forma direta no intestino delgado para este fazer a digestão dos alimentos.