É necessário se batizar nas águas?

Perguntado por: dveiga . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.3 / 5 2 votos

Precisamos Nascer da Água e do Espírito. Cremos que precisamos ser batizados e receber o Dom do Espírito Santo (por meio da ordenança chamada confirmação) para ser salvos no reino do céu. O Salvador ensinou: “Aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” (João 3:5).

Jesus ensinou que precisamos ser batizados para voltar a viver na presença de Deus depois desta vida. O batismo significa “nascer da água”. Ele possibilita que sejamos purificados de nossos pecados, o que é necessário para voltarmos à presença de Deus.

O Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos, diz, em Marcos 16:16, que quem crer e for batizado será salvo, sugerindo duas etapas para a salvação: a fé e a ação. Contudo, trata-se de um assunto polêmico, pois no verso seguinte é dito que quem não crer será condenado, sem citar o batismo.

Mas Deus ordenou que todas as pessoas fossem batizadas, por isso Jesus disse a João que O batizasse. Ele deu o exemplo para nós, obedecendo ao mandamento de Deus de ser batizado. Quando Jesus saiu da água, o Espírito Santo desceu sobre Ele. Deus falou do céu, dizendo: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”.

O Salvador ensinou claramente que o batismo é um mandamento e que é necessário para “entrar no reino de Deus” (João 3:5). O batismo é realizado “para remissão dos pecados” para aqueles que se arrependem (ver Marcos 1:4).

O batismo por imersão simboliza o sepultamento do pecador e o renascimento espiritual da pessoa para uma “novidade de vida” (Romanos 6:4).

A Bíblia diz em Marcos 16:15-16: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”

Em primeiro lugar, é preciso ter clareza que apenas uma minoria dos “sem religião” no Brasil são ateus ou agnósticos.

Por que Preciso Ser Batizado? “Jesus respondeu: Na verdade,na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.”

Cristão anônimo” é um termo mais frequentemente creditado ao influente teólogo jesuíta do século XX, Karl Rahner (1904-1984).

Quando o batismo é válido? O batismo é ordinariamente válido quando o ministro (bispo, presbítero, diácono) – ou, em caso de necessidade qualquer pessoa (batizada) – derrama água sobre batizando, enquanto diz: "N…, eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo".

O batismo nas águas foi algo instituído pelo próprio Senhor Jesus (Marcos 16.15-16).