É necessário prender o cabelo antes de dormir?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 27 de setembro de 2023
3.9 / 5 10 votos

Sim. Prender o cabelo antes de dormir, principalmente se você gosta de prender mais apertado. O ideal é dormir com os cabelos soltos.

Prender os fios bem apertados contribui para a quebra dos fios. Por isso, a melhor maneira é dormir com os fios soltos. Mas, se você prefere manter os cabelos presos, a dica é investir em penteados frouxos, como coques, tranças e rabos de cavalo, que diminuem as chances de quebra dos fios.

Escovar o cabelo gentilmente antes de dormir ajuda a espalhar a oleosidade natural da raiz para os fios. Além disso, garante que você vá dormir com o cabelo desembaraçado e evita a quebra durante a noite.

Dormir de qualquer jeito
Cabelo com frizz! Mas o que fazer? A dica é usar uma fronha de cetim ou seda ou proteger os cabelos com um touca destes mesmos materiais. Isso porque este tipo de tecido diminui o atrito com fios.

De acordo com a expert, além dos fios, dormir com o cabelo molhado compromete a saúde do couro cabeludo. “A umidade prolongada prolifera fungos e bactérias, tanto no couro cabeludo quanto no travesseiro e na fronha”, diz Andrea.

Cabelos: saiba os mitos e as verdades para os fios crescerem rápido e fortes. Nem misturar anticoncepcional com xampu, usar o cabelo bem preso, ou com trança, ou ainda cortar as pontas todo mês. Esqueça esses mitos, pois eles não têm o poder mágico de fazer seus cabelos crescerem rápido e fortes.

Dicas incríveis para deixar o cabelo bonito pela manhã

  1. Faça umectação antes de dormir. Todo cabelo precisa repor a parte nutritiva, principalmente aqueles muito desgastados com químicas e demais agressões. ...
  2. Evite usar grampos. ...
  3. Faça uma trança ou coque. ...
  4. Aposte em cremes de tratamento sem enxágue para uso noturno.

“Pentear os cabelos de uma a duas vezes, principalmente, ao final do dia, ajuda a tirar os resíduos acumulados”, explica o expert.

Lavar os cabelos todos os dias não é prejudicial para a saúde dos fios, mas tudo vai depender de como essa lavagem é feita. Se o cabelo for lavado todos os dias na água quente os fios vão ficar ressecados e quebradiços, por isso, sempre dê preferência para água fria ou em temperatura ambiente.

Além da alimentação, a hidratação também é importante para o crescimento capilar. Use produtos hidratantes específicos para o seu tipo de cabelo, como máscaras, condicionadores e óleos capilares. Isso ajuda a manter os fios saudáveis e fortes.

Segundo ela, dormir com o penteado ajuda a ter ondas perfeitas, mas quando feito em excesso ou com muita força, exerce pressão nos fios, podendo contribuir para a queda. Além disso, se os cabelos estiverem molhados, também enfraquecem.

Muitas pessoas preferem lavar os cabelos de noite, antes de dormir, principalmente as que costumam acordar cedo no dia seguinte para trabalhar ou estudar. Tudo por uns minutos a mais de sono, não é? Entretanto, isso só é indicado caso você seque – e bem – os cabelos antes de se deitar para dormir.

Secagem suave
Isto torna o seu cabelo seco e propenso a partir ao longo do tempo. No entanto, se deixar o seu cabelo secar naturalmente, não há risco de danificar a fibra do cabelo. Este método de secagem é o mais suave e adequado para o seu cabelo.

O excesso de química, como tinturas e produtos de alisamento, também prejudicam a saúde e o crescimento dos fios. Quem tem o cabelo oleoso deve prestar atenção também a este fator: o excesso de oleosidade, que piora com o uso do secador, pode obstruir os poros e impedir o crescimento adequado do fio.

O iogurte, a banana, a aveia, a batata-doce e a sardinha são alimentos que ajudam no crescimento do cabelo por serem ricos em nutrientes como proteínas, vitamina A, ômega 3 ferro, zinco e selênio.

Tranças: modelos finos e muito apertados podem prejudicar os cabelos. As tranças são práticas e bonitas, além de dar um charme especial aos cabelos. Mas, apesar da fama de que deixam os fios quebradiços, a maioria dos modelos é uma opção melhor para prender as madeixas do que elásticos ou prendedores.