É muito caro ser vegano?

Perguntado por: dlopes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 9 votos

Por fim, podemos concluir que ser vegano é barato. Mas nunca é só um preço. É a satisfação de ter um estilo de vida que é contra a crueldade e exploração animal. É a saúde em dia e os benefícios gigantescos.

São coisas completamente diferentes. Claro que alguns produtos sem nada de origem animal são feitos com matérias-primas mais escassas, menos refinadas, e isso justifica de certa forma um preço mais elevado, como é o exemplo de alguns queijos vegetais e manteigas feitas com óleo de coco ou a base de castanhas.

Por ideologia e/ou falta de grana o fato é que o estilo de vida pode, sim, representar uma economia significativa nas despesas com alimentação. Martha e uma grande parcela de veganos comprovam que para adotar ao estilo de vida não é preciso ser rico. "Só é caro ser vegano se você viver de industrializados.

“Mudar sua dieta para evitar produtos de origem animal reduz suas emissões para um consumidor global típico em 28%, o uso da terra em 75% e a poluição da água em aproximadamente 60%”, afirma Poore. “A mudança de dieta é a única forma de reduzir o impacto no meio ambiente”.

Alguns fatores podem ajudar a explicar a vantagem dos veganos: alguém que decide modificar sua rotina, consumo e hábitos a ponto de ser consciente sobre a alimentação nesse nível já precisa planejar melhor as refeições e buscar bons alimentos, o que costuma se traduzir em maiores cuidados com a saúde.

A pesquisa mostra que o Brasil lidera o ranking dos países e cidades mais veganas da região, seguido por México, Argentina, Colômbia e Chile. São Paulo está em primeiro lugar no ranking de cidades latinas dentro desse mesmo perfil — Rio de Janeiro e Porto Alegre também estão entre os dez mais.

Ser contra a exploração animal, mesmo que isso se enquadre em diversões, como: circos com animais, rinhas ou rodeios; Não trabalhar com exploração animal, sendo ele vivo ou morto. Isso inclui: lojas que vendem animais, gaiolas, aquários, etc; Evitar frequentar restaurantes não-veganos.

Enquanto os vegetarianos só se restringem na alimentação, os veganos evitam contato com qualquer produto que tenha origem animal. Portanto, além das carnes, os veganos não consomem outros alimentos vindos de animais, como mel, leite e ovos da alimentação.

Os veganos não se alimentam de nenhum produto que contenha carne, ovos, leite, mel ou outros ingredientes derivados de animais. A dieta é, portanto, baseada, principalmente, em consumo de vegetais, como legumes, hortaliças, feijão, arroz, frutas, castanhas e tantos outros.

Pescetarianimo – É a alimentação mais próxima do vegetarianismo, porém, é permitido o consumo de peixes e frutos do mar.