É possível ser 100% vegano?

Perguntado por: oferreira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 4 votos

O veganismo está crescendo a cada dia, é um movimento que tem base e propósito bem definido. Não é moda ou algo passageiro. É impossível hoje em dia ser absolutamente vegano, e a maioria dos veganos sabe disso, pois não vivemos numa bolha que não sabe como os animais são usados e abusados por nós humanos.

Produtos veganos são aqueles em que não são utilizadas matérias-primas de origem animal, mas isso não significa que não contenham materiais sintéticos.

Assim, vários estudos relataram que as dietas veganas tendem a fornecer mais fibras, antioxidantes e compostos vegetais benéficos. Eles também parecem ser mais ricos em potássio, magnésio, folato e vitaminas A, C e E.

A entidade estima que, dos 30 milhões de brasileiros vegetarianos, cerca de 7 milhões seriam veganos (3,2% da população), aqueles que não consomem nenhum produto que tenha origem ou que foi testado em animais.

Confira as estimativas. Se, literalmente, todo o mundo deixasse de comer carne e seus derivados e aumentasse a ingestão de frutas e vegetais, cerca de oito milhões de mortes anuais seriam evitadas, sem contar um detalhe: dois terços da poluição atmosférica atual não existiria.

A farinha de trigo é considerada vegana, não porque tem ''gosto de vegana'', mas porque o processo de fabricação e a matéria-prima não envolve animais, portanto é vegana. Absolutamente todas as frutas, verduras, legumes, grãos e cereais são considerados alimentos veganos.

Com cerca de 80 milhões de adeptos no mundo, veganismo se espalha por NY.

Veganos vivem mais que carnívoros.

Primeiro, vem o argumento da “hipocrisia”, fundamentado na ideia de que os veganos também têm sangue nas mãos. Isso na forma de massacres de plantas, do custo ambiental dos abacates e de todos os ratos do campo mortos durante colheitas de vegetais.

Além disso, quando você se torna vegano, você passa a estudar mais a origem de cada comida, seus benefícios, descobre alimentos novos, e dessa forma passa a comer de forma mais consciente e se preocupando com a sua saúde. Como consequência disso, é possível notar um emagrecimento.

Alguns fatores podem ajudar a explicar a vantagem dos veganos: alguém que decide modificar sua rotina, consumo e hábitos a ponto de ser consciente sobre a alimentação nesse nível já precisa planejar melhor as refeições e buscar bons alimentos, o que costuma se traduzir em maiores cuidados com a saúde.

Israel

Israel tem a maior porcentagem de veganos em todo o mundo, com cerca de 5 a 8 por cento de toda a população sendo vegana. Grande parte desses veganos é habitante da capital do país, Tel Aviv.