Qual o número de veganos no Brasil?

Perguntado por: agoncalves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 17 votos

Não há nenhuma pesquisa que mostre com precisão o número de veganos no país, porém fazendo uma estimativa em comparação a outros países, temos que esse número seja de aproximadamente 7 milhões de brasileiros.

É difícil apontar com precisão o número de veganos no país, mas uma pesquisa divulgada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) estimou que o número está próximo de 7 milhões de pessoas, quantidade que deixa o Brasil na liderança do veganismo na América Latina.

Israel

9TEL AVIV. Israel tem a maior porcentagem de veganos em todo o mundo, com cerca de 5 a 8 por cento de toda a população sendo vegana. Grande parte desses veganos é habitante da capital do país, Tel Aviv.

De olho na economia
No Brasil, o mercado vegetariano e vegano já ultrapassa os R$15 milhões.

São Paulo

Da mesma forma, São Paulo lidera como a cidade mais vegan-friendly da região, com 573 alternativas em toda a cidade. Diferentemente da tendência da maioria dos países da América Latina, no Brasil, a categoria delivery se posiciona em segundo lugar, atrás da categoria restaurante.

São Paulo

São Paulo foi apontado pelo censo como o estado com maior número de veganos e vegetarianos. Na região, a cidade que mais tem pessoas que adotam esta prática é Mogi das Cruzes, seguida por Suzano e Itaquaquecetuba.

Alguns fatores podem ajudar a explicar a vantagem dos veganos: alguém que decide modificar sua rotina, consumo e hábitos a ponto de ser consciente sobre a alimentação nesse nível já precisa planejar melhor as refeições e buscar bons alimentos, o que costuma se traduzir em maiores cuidados com a saúde.

Aqui consideraram a porcentagem de veganos dentro do número de vegetarianos e resultados de outros países (onde essas pesquisas foram efetuadas). Assim, chegaram a uma probabilidade: dos 30 milhões de vegetarianos naquele ano (14% da população), havia 7 milhões de veganos.

Cerca de 80 milhões de pessoas se consideram veganas no mundo, apontam as estimativas.

Segundo o Google Trends, os países que mais tiveram interesse no estilo de vida vegano nos últimos anos foram: 1º lugar: Reino Unido. 2º lugar: Austrália. 3º lugar: Nova Zelândia.

São coisas completamente diferentes. Claro que alguns produtos sem nada de origem animal são feitos com matérias-primas mais escassas, menos refinadas, e isso justifica de certa forma um preço mais elevado, como é o exemplo de alguns queijos vegetais e manteigas feitas com óleo de coco ou a base de castanhas.

O interesse no veganismo tem crescido de maneira constante, sobretudo entre o público classificado como 'millenials' – aqueles com idade entre 25 e 34 anos.

Perfil do público vegano
São pessoas que fizeram uma escolha empática e querem acabar com o sofrimento animal. Pensa só: você, hipoteticamente, não comeria carne de cachorro. Em outros países, porém, isso é normal. Temos que lembrar que o ato de comer carne é algo cultural.