Qual a luta dos veganos?

Perguntado por: rveloso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 8 votos

O veganismo luta para acabar com o consumo de carne e de alimentos de origem animal e pelo fim de qualquer tipo de exploração animal. E isso vem dando resultados: grandes marcas estão deixando de usar animais em testes, por exemplo.

Nos últimos anos, o veganismo, uma filosofia de vida que defende a exclusão não só da carne, mas de qualquer alimento de origem animal (leite, mel, ovos, etc) da dieta, com objetivo de eliminar toda e qualquer forma de exploração animal, vem crescendo e ganhando mais adeptos a cada ano.

Busca por uma alimentação saudável; Perspectiva de perda de peso; Responsabilidade ambiental; Bem-estar animal.

O vegano acredita que todas as criaturas sencientes (que são capazes de sentir dor, prazer, medo, entre outros sentimentos) têm direito à vida e à liberdade. Portanto, ele se opõe à morte de um ser consciente, simplesmente para consumir sua carne, beber seu leite ou vestir sua pele.

Confira as estimativas. Se, literalmente, todo o mundo deixasse de comer carne e seus derivados e aumentasse a ingestão de frutas e vegetais, cerca de oito milhões de mortes anuais seriam evitadas, sem contar um detalhe: dois terços da poluição atmosférica atual não existiria.

Alguns fatores podem ajudar a explicar a vantagem dos veganos: alguém que decide modificar sua rotina, consumo e hábitos a ponto de ser consciente sobre a alimentação nesse nível já precisa planejar melhor as refeições e buscar bons alimentos, o que costuma se traduzir em maiores cuidados com a saúde.

Veganismo é uma filosofia e estilo de vida que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra animais na alimentação, vestuário e qualquer outra finalidade e, por extensão, que promova o desenvolvimento e uso de alternativas livres de origem animal para benefício de ...

Existem inúmeras razões para deixar de consumir produtos animais e derivados. Podemos argumentar que é uma questão de ética, saúde, vontade de mudar o mundo, mas ao mesmo tempo, existem ainda mais mitos sobre as falhas de nutrientes que uma alimentação vegana pode causar.

O segredo está em como nos comunicamos

  1. Cozinhe e compartilhe sua comida! Veganize os pratos favoritos da casa e prove que a alimentação vegana é fácil e saborosa. ...
  2. Seja paciente. Ver alguém assumir um novo estilo de vida pode ser muito difícil de lidar. ...
  3. Não se enfureça. ...
  4. Cuide-se bem. ...
  5. Informe-se.

Enquanto o vegetariano estrito não consome nenhum alimento animal ou seus derivados, os veganos evitam e proíbem tudo o que cause algum dano aos bichinhos. Isso inclui também cosméticos, roupas, produtos de higiene, entre outros.

A dieta vegana possui níveis baixos de colesterol e gorduras saturadas, e como resultado, os riscos de entupimentos de veias e artérias, que podem causar infarto, são diminuídos. Além disso, ao adotar a alimentação vegetariana, você tende a diminuir o consumo de sódio, que contribui para doenças cardíacas.

Resistência à insulina e obesidade são problemas cuja adoção de uma dieta vegana pode reverter, segundo a ciência. Uma revisão de estudos científicos mostrou que, em indivíduos obesos, uma dieta vegana realmente reduz a resistência à insulina e ainda o colesterol no sangue.

Donald Watson

O termo vegan [vegano] foi criado em 1944 pelo marceneiro britânico Donald Watson e, desde então, transformou-se em um movimento político, ético e de estilo de vida. Em 1944, foi criada a Vegan Society, na Inglaterra, entidade responsável por propagar essa filosofia.

Israel

Israel tem a maior porcentagem de veganos em todo o mundo, com cerca de 5 a 8 por cento de toda a população sendo vegana. Grande parte desses veganos é habitante da capital do país, Tel Aviv.

“Mudar sua dieta para evitar produtos de origem animal reduz suas emissões para um consumidor global típico em 28%, o uso da terra em 75% e a poluição da água em aproximadamente 60%”, afirma Poore. “A mudança de dieta é a única forma de reduzir o impacto no meio ambiente”.

O veganismo consiste em uma alimentação pobre em gordura e rica em vitaminas, fibras e minerais. Outro grande benefício é a perda de peso. Algumas pesquisas também apontam a relação entre esta dieta e redução do risco de algumas doenças como obesidade, câncer, hipertensão e doenças cardiovasculares.