É correto utilizar na qual?

Perguntado por: smonteiro . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.9 / 5 6 votos

De acordo com a coordenadora de redação do Stoodi, Marina Sestito, no é a junção do termo em + o. Sendo assim, para essa expressão aparecer no texto, a frase deve exigir a preposição em. “No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.

O pronome relativo onde é utilizado para indicar um lugar, podendo ser substituído por: em que, no qual, na qual, nos quais e nas quais. Pode ser utilizado juntamente com preposições, formando as palavras aonde e donde para transmitir noções de movimento.

Exemplo: «A universidade onde estudei é muito boa.» No entanto, pode ser substituído por em que ou na qual: «A universidade em que estudei é muito boa»; «A universidade na qual estudei é muito boa.» Nestes casos, a escolha deve recair sobre a melhor sonoridade.

Faz referência a um local: 2 onde. Exemplo: A escola na qual eu estudei já não existe mais.

O uso do Onde na Redação
Não esqueça, então, que só se usa onde quando retoma lugar físico: “A casa onde…, A rua onde…”. Em outras situações, o conectivo poderá ser o que, o 'o qual', o cujo ou qualquer termo coesivo.

Sinônimo de no qual

  1. Faz referência a um termo anterior: 1 em que. Exemplo: O envelope no qual eu guardei o dinheiro desapareceu.
  2. Faz referência a um local: 2 onde. Exemplo: O país no qual eu nasci é o país mais bonito do mundo.
  3. Faz referência a um tempo anterior: 3 quando.

Palavras que substituem termos já expressos na frase

QueA qualQuantos
QuemAs quaisQuantas
O qualCujoComo
Os quaisCujosOnde

Já o pronome qual pode ter muitas funções (introduzir perguntas, por exemplo), mas quando ele substitui o substantivo ou faz menção a ele, sempre vem precedido por preposição - é o caso de pelo qual e do qual - ou por artigo - o qual.

Observação:O pronome relativo O QUAL (e flexões), quando não vier antecedido de preposição, só deverá ser empregado em orações explicativas; antecedido de vírgula, portanto. Exemplo: (23) A prova de Português, a qual inclui uma questão de redação, é uma das mais cansativas do vestibular.

As preposições são normalmente utilizadas na introdução de complementos nominais e verbais, de locuções adjetivas, de locuções adverbiais e de orações reduzidas. São indispensáveis para a construção e compreensão dos textos, conferindo-lhes coesão e estrutura.

substantivo masculino Ch Pênis, cacete, pica. interjeição Usada para traduzir indignação ou admiração.

Para facilitar, dizemos que se pode substituí- lo por por qual razão, pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais, por qual.

“Por que”: é sinônimo de “pelo(s) qual(is)”, “pela(s) qual(is)”, “por qual” e “por qual motivo”. “Por quê”: deve ser usado em fim de período; portanto, antes de ponto-final, ponto de exclamação e de interrogação.

O termo “por que” pode ser substituído por expressões como “por qual motivo” e “por qual razão”, entre outras.

Assim podemos observar que os pronomes relativos são utilizados, majoritariamente, para ligar um termo ou uma oração a outro termo ou a outra oração e para substituir um termo já usado no enunciado, mas sempre de modo específico e de acordo com o termo que está sendo substituído.