É bom comer sopa de manhã?

Perguntado por: imachado . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

Sopa no café da manhã: por que tomar? Se feita com os ingredientes certos, a sopa pode trazer inúmeras vantagens e funcionar como um desjejum completo. Primeiramente, ela é quentinha, o que significa que ajuda a esquentar o corpo.

A visão de uma sopa é quase romântica para quem aprecia o prato. Além de saborosa, a receita pode ser preparada para fazer parte tanto do café da manhã quanto do almoço e do jantar. E o melhor: pode ser congelada. De fácil digestão, o prato é uma alternativa saudável e nutritiva, desde que leve os ingredientes certos.

Sim, tomar sopa à noite faz bem! Independente se a intenção é perder peso ou apenas ter uma refeição mais leve, o prato corresponde ao declínio do metabolismo, ou seja, durante a noite o organismo tem o ritmo das funções reduzido.

É rica em nutrientes
A sopa pode ser uma ótima fonte de vitaminas, minerais e fibra, dado que inclui vários grupos alimentares: legumes, que habitualmente são os protagonistas, leguminosas, carne e peixe, e pode até incluir sementes ou frutos secos.

"As sopas apresentam uma diversidade de nutrientes fundamentais ao funcionamento do organismo, geralmente com baixa densidade energética e boa disponibilidade de vitaminas, minerais, antioxidantes, fibras e água.

Cinco alimentos proibidos em um café da manhã saudável

  1. Pão. Créditos: Ales Krivec/Unsplash. ...
  2. Margarina e requeijão cremoso. Créditos: Gaelle Marcel/ Unsplash. ...
  3. Leite no café da manhã Créditos: Brian Suman/Unsplash. ...
  4. Cereal matinal. Créditos: Nyana Stoica/Unsplash. ...
  5. Suco de Caixinha. Créditos: Mahbod Akhzami/Unsplash.

Os adeptos da dieta da sopa, durante o período de realização da dieta, consumem estes alimentos como ingredientes das sopas, o que pode estar de acordo com a recomendação de consumo para esse grupo alimentar que é de no mínimo 3 porções ao dia.

Assim, tomar a sopa uma vez ao dia, ou três vezes por semana, vai ajudar o organismo a emagrecer de forma saudável.

Entre as opções de sopas, a canja é a mais calórica. Isso porque ela tem mais fontes de carboidratos, como o arroz e a batata, além do frango. Mesmo assim, em uma porção de 200 gramas são apenas 210 calorias. A sopa de cebola é mais leve e tem 190 calorias.

Comer sopa à noite emagrece? A resposta simples é não. Como vimos anteriormente, há benefícios e malefícios e isso costuma variar de pessoas para pessoa.

Se você sentir vontade de jantar algo além de sopa, não tem problema. A sopa deve ser uma opção saborosa e saudável, jamais um sacrifício. E lembre-se: variar a forma de preparo e os alimentos é extremamente importante para poder fornecer um bom valor nutricional e abusar de todos os alimentos que a natureza nos deu.

Você não vai precisar contar calorias nas porções e poderá tomar sopa à vontade assim como frutas e legumes, crus ou cozidos. Outros alimentos têm algumas restrições, conforme os dias e tempo de duração da dieta.

Os benefícios de tomar sopa à noite são muitos, principalmente por facilitar a digestão antes de dormir e auxiliar o processo de emagrecimento. Prática, a sopa pode ser congelada e consumida por vários dias. Porém, é necessário equilibrar os ingredientes e evitar o uso de gordura no preparo.

Além de funcionar como um abraço no estômago, as sopas são opções muito saudáveis de alimentação. Os benefícios da sopa de legumes estão, em primeiro lugar, nos nutrientes e no funcionamento do organismo. Normalmente, ela é feita com ingredientes que dispõem de vitaminas, antioxidantes, minerais e reserva de energia.

A dieta da sopa sugere a substituição de duas refeições (almoço e jantar) por sopas caseiras ou prontas durante uma semana. Existem diversas variações da Dieta da Sopa, mas a única mudança em geral é a receita da sopa, as mais conhecidas são a do Hospital do Coração e a Dieta da Sopa de Repolho.

A primeira refeição do dia e uma das três mais importantes, perdendo apenas para o almoço e jantar, em muitos casos não tem a importância que deveria. Durante o sono, somos sustentados por nossas reservas corporais de nutrientes.