É bom comer banana todos os dias?

Perguntado por: laraujo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 2 votos

Além de interferir positivamente na flora intestinal, como visto acima, a banana é rica em vitamina C, antioxidante que contribui com o equilíbrio sistema imunológico. É fonte ainda de vitamina B6, capaz de estimular a criação – ou síntese – de novas células.

Banana como fonte de energia
Comer duas bananas por dia contribui para dar um gás a mais já que os seus nutrientes são ricos em energia. Por a banana possuir minerais, vitaminas, potássio e baixo índice glicêmico, ela aumenta a sua resistência corporal.

A dieta da banana matinal pode ajudar a emagrecer, porque a banana é rica em fibras, que ajudam a controlar a fome ao longo do dia. Além disso, por conter triptofano e magnésio, a banana também ajuda a evitar a compulsão alimentar. Veja outros benefícios da banana para a saúde.

Da próxima vez que você for comprar frutas, lembre-se destes benefícios da banana:

  • Previne doenças cardiovasculares.
  • Melhora o sono.
  • Traz energia para o corpo e reduz cãibras.
  • Aumenta a saciedade e contribui com a perda de peso.
  • É benéfica para o sistema digestivo.

O hábito de comer 2 bananas por dia podem melhorar muito o organismo e faz um bem especial ao coração. Benefícios ao sistema cardiovascular: regular os níveis da pressão arterial, prevenindo os derrames, AVC e o ataque cardíaco. Não é à toa que a banana é a fruta preferida dos atletas.

Alguns especialistas recomendam consumir a banana logo no café da manhã para que o corpo tenha acesso a uma boa fonte de potássio e consiga regular melhor a pressão arterial e controlar a atividade cardíaca.

Banana: se você comer bananas quando estiver de estômago vazio, vai aumentar o nível de magnésio no sangue. Isso pode prejudicar o seu coração. Especiarias: comidas picantes podem causar danos e irritação na mucosa gástrica, e consequentemente aumentar a produção de ácido no seu estômago.

Comer manga e banana à noite normalmente não faz mal, mas pode causar má digestão, azia e refluxo, se consumida em grande quantidade ou muito próximo da hora de dormir.

Quem queria saber quais as frutas que contêm vitamina D pode ter se decepcionado com a resposta. Afinal de contas, além da ausência de frutos entre as principais fontes alimentares desse nutriente, os alimentos de origem vegetal se resumem apenas aos cogumelos.

Cheia de nutrientes, a fruta auxilia a regularizar o sistema nervoso e o aparelho digestivo. Além disso, o consumo regular oferece resistência aos vasos sanguíneos e evita câimbras, devido à presença do potássio. Enquanto as vitaminas do complexo B são responsáveis pela renovação celular e dos músculos.

A banana-prata é a que contém maior quantidade de potássio, enquanto a banana-nanica é a que possui menos calorias (cerca de 45 kcal, uma unidade de 50 g). A banana-da-terra é a única que não deve ser consumida in natura, pois é mais difícil de digerir.

Por ser um fruto rico em potássio, a banana auxilia a baixar a pressão sanguínea, protegendo, assim, de doenças cardíacas e de acidentes vasculares cerebrais (AVC). Como contém altos níveis de fibra, a banana sacia, o que ajuda a equilibrar os níveis de apetite.

A banana nanica é a que tem mais açúcar (frutose), mas é a que tem também maior teor de fibras, já a banana maçã tem menos fibras e portanto prende mais o intestino, mas em relação aos benefícios para quem treina, não vai ter diferença.

Quanto e quando consumir: uma banana por dia, antes ou após o treino, quando deve ser associada a uma proteína (iogurte, queijo). Fonte de proteína, o iogurte é uma boa opção de lanche pós-treino. O ideal é consumi-lo imediatamente após a aula ou até no máximo 30 minutos depois.