Qual tipo de vinho para comer com lasanha?

Perguntado por: erezende . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 12 votos

Sendo uma das mais robustas receitas, a lasanha mais tradicional de todas pede tintos igualmente encorpados, como Cabernet Sauvignon, Syrah, Malbec, Tannat.

Boas sugestões são o Cabernet Sauvignon, o Malbec e o Tempranillo.

Qual vinho combina com lasanha? Na hora de escolher um vinho para acompanhar a lasanha, a sugestão mais básica é apostar nos tintos para molhos vermelhos e brancos ou espumantes para molho branco.

uva Chardonnay

As massas feitas com molhos brancos, cremosos ou à base de queijo, combinam muito bem com vinhos brancos – especialmente os da uva Chardonnay. O teor de gordura desses pratos pede uma bebida que seja capaz de quebrar o forte sabor derivado dos ingredientes usados, e os vinhos brancos conseguem realizar essa tarefa.

Então, na hora de comer um bolonhesa, seja no espaguete ou na lasanha, recorra aos os vinhos tintos encorpados, como o Cabernet Sauvignon ou o Merlot.

Uma das opções saborosas, a lasanha ao sugo oferece com o presunto e queijo, um pouco mais de leveza. As boas opções ficam por conta de acompanhar a leveza do prato e harmonizar com vinhos tintos menos vigorosos, produzidos com a com Zinfandel, Carmenère e Merlot.

No geral, os tintos leves são produzidos a partir de castas como pinot noir, schiava, cinsault, gamay, bonarda, grenache, bobal, entre outras. No entanto, vinhos de corte leves podem conter frutos como cabernet sauvignon, merlot e syrah.

O vinho Merlot combina bem com carnes magras, sejam elas brancas ou vermelhas. Sendo assim, você pode apostar em pratos à base de filé mignon, alcatra, pernil, lombo, tilápia, peito de frango sem pele, entre outros.

1. Leve a lasanha para assento seguindo as instruções de tempo e temperatura conforme tabela abaixo. 2. Em forno convencional ou forno elétrico, retirar a película plástica na metade do assamento e deixar finalizar conforme preferência.

vinhos tintos

Massas ao Molho Vermelho
Para contrabalançar a acidez do molho de tomate o ideal são vinhos tintos de corpo médio e com aromas frutados. Os vinhos tintos da Itália são um ótima opção para harmonizar com massas com molhos vermelhos, já que formam os italianos que inventaram o molho ao sugo!

Vinho Merlot é mais leve e frutal
Diferentemente do vinho Cabernet Sauvignon, o Merlot deixa uma sensação um pouco mais suave e aveludada na língua. Obviamente, por ter menos concentração de tanino e uma quantidade maior de álcool.

Massa com molho de tomate
Para esse tipo de molho, é preciso escolher um vinho leve e com maior acidez. Aqui, recomendam-se os rótulos italianos, mas também pode se optar pelo tinto seco Chianti ou o Merlot, além de poder variar com um Rosé de qualidade.

Cabernet Sauvignon

A presença da carne no alimento cria a necessidade de vinhos mais encorpados para a harmonização, por isso, o Cabernet Sauvignon é uma boa pedida. Além disso, tanto para lasanhas e panquecas quanto para o macarrão à bolonhesa, os taninos e a acidez dos vinhos tintos são essenciais.

Pizza de muçarela combina com vinho branco Chardonnay. Pizza de calabresa combina com vinho tinto Cabernet Sauvignon. Pizza de 4 queijos combina com vinho espumante brut. Pizza portuguesa combina com vinho tinto Merlot.