É bom colocar gelo na afta?

Perguntado por: imagalhaes . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.1 / 5 19 votos

Pode parecer bobo, mas o gelo também age como remédio caseiro para afta. O gelo ajuda a diminuir a inflamação e alivia a dor, além de cicatrizar a afta. Você pode colocar cubos de gelo três vezes ao dia sobre a afta.

Faça bochechos com água morna e sal, isso vai ajudar a desinfetar a afta e acelerar a cicatrização. Misture 1 colher de leite de magnésia com 1 copo de água e faça gargarejos, isso vai ajudar a recobrir e proteger a lesão de bactérias, acelerando a cicatrização.

Uma boa forma de curar uma afta na língua mais rápido é escovar os dentes e usar um enxaguante bucal sem álcool, pelo menos 3 vezes ao dia, pois devido à propriedade antisséptica do enxaguante bucal, é possível eliminar uma maior quantidade de microrganismos e, assim, eliminar a afta mais rapidamente.

Cubo de gelo: coloque um cubo de gelo diretamente sobre a afta, pois a temperatura baixa ajuda a amenizar a dor temporariamente; Medicamentos para afta: pomadas e géis anestésicos e anti-inflamatórios também podem ajudar a amenizar o desconto.

Por que as aftas doem tanto? As aftas são lesões ulceradas: há exposição do tecido conjuntivo, que é rico em vasos e nervos, o que provoca dor. Além disso, o quadro pode ser agravado por infecções causadas por microorganisrnos do meio bucal.

Vale lembrar que as aftas na boca não são contagiosas! Uma pessoa que as possui pode compartilhar talheres, beijar e levar uma rotina normal, tendo em vista que não há o risco de transmitir as feridas para os outros.

Alívio da dor: A solução salina ajuda a reduzir a inflamação e aliviar a dor associada às aftas. Propriedades antissépticas: O sal tem propriedades antissépticas que podem ajudar a prevenir infecções secundárias e promover a cicatrização das aftas.

O sal é um antisséptico ótimo para tratar afta. Para utilizá-lo como remédio caseiro, misture uma colher de chá de sal em meio copo de água morna. Utilize-o para enxaguar sua boca, principalmente na área afetada pela afta, depois cuspa a água.

ibuprofeno, nimesulida, diclofenac

As aftas que demoram mais tempo para curar são aquelas que surgem em locais onde há contato constante com os dentes ou com alimentos, sofrendo traumatismos repetidos ao longo do dia.

As aftas reagem muito mal perante determinado tipo de alimentos. Para prevenir as aftas, evite ingerir: Alimentos picantes ou muito condimentados. Alimentos salgados, como alguns snacks, amendoins ou batatas fritas.

A abrasividade pode ser prejudicial
Inclusive, pesquisadores já relacionaram uma ligação entre o aparecimento de aftas e o uso de cremes dentais que contenham SLS (Sodium Lauryl Sulfate – ou, em português, Lauril Sulfato de Sódio).

A leucoplasia tem uma aparência esbranquiçada e pode surgir no lado interno da bochecha, na gengiva ou na língua. Muitas vezes é associada ao fumo, ao uso de tabaco de mascar, embora outras causas incluam também dentaduras mal ajustadas, dentes quebrados e mordidas na bochecha.

A maioria das aftas, que tem até 1 centímetro de diâmetro, desaparece entre sete e 14 dias.

“As aftas menores, de 3 a 10mm, cicatrizam entre 7 e 14 dias. As aftas maiores, entre 10 e 20mm, duram semanas”, afirma André. De acordo com o profissional, o processo evolutivo da afta precisa ser concluído para que ela cicatrize, sendo assim, elas não vão desaparecer de uma hora para outra.

As causas do problema
Condimentos irritam o epitélio. Já bebidas e alimentos ácidos mexem com o pH da boca e fragilizam a mucosa. Mastigar lápis, canetas e outros objetos é uma mania que aumenta muito o risco de esse tecido sofrer um trauma.