Deve se esforçar ou deve Esforçar-se?

Perguntado por: iveloso . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.4 / 5 11 votos

As duas formas são corretas.

tabela de conjugação de esforçar-se em Português

  1. Infinitivo. esforçar-se.
  2. Particípio. esforçado.
  3. Gerúndio. esforçando-se.

O «se» coloca-se depois do verbo (posição enclítica), quando pertence a uma oração principal ou independente na forma afirmativa: «Recomenda-se a substituição», «Diz-se que vai chover», «Eles casaram-se», «Ele feriu-se».

verbo pronominal Tornar-se forte, animar-se. Empregar todas as forças, toda a diligência para conseguir alguma coisa: esforça-se por agradar a todos.

Quando o verbo principal da locução verbal estiver no particípio, o pronome oblíquo átono só poderá ser colocado junto do verbo auxiliar, nunca após o verbo principal. Veja os exemplos: Eles se têm esforçado/ Eles não se têm esforçado/ Eles se terão esforçado. Eles têm-se esforçado./Eles ter-se-ão esforçado.

Esforçasse vem do verbo esforçar. O mesmo que: envidasse, estimulasse, animasse, encorajasse, avigorasse.

“Quem quer que se empenhe em constante esforço, Ele pode nos redimir.” Ao seguir este conselho – esforçando-se implacavelmente pelos objetivos, modificando-os continuamente para facilitar o desenvolvimento contínuo de nosso caráter – nos colocaremos em um caminho de vida potencialmente significativo.

O futuro do presente é um tempo verbal do modo indicativo usado para indicar ações ou fenômenos que ainda não aconteceram no momento em que falamos (cantarei, dançarei, sorrirei): Cantarei até ficar rouca.

Plural: esforços |fó|. Plural: esforços |fó|.

A palavra "se" desempenha diversas funções na língua portuguesa: partícula apassivadora, índice de indeterminação do sujeito, pronome, conjunção, palavra integrante, termo expletivo, etc. Dentre essas várias funções do "se", a de conjunção é a única que permite o seu emprego em início de sentença.

Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo): Enviei-lhe um recado por e-mail. Diga-me sempre a verdade.

Ambas as formulações são correctas, embora alguns professores prefiram o pronome reflexo junto do verbo principal: "Vou lavar-me", "deve fazer-se".

O Senhor disse que Josué precisaria esforçar-se e ter bom ânimo para fazer o que? (Ver Josué 1:7. Saliente que embora Josué precisasse de coragem, ou bom ânimo, para travar muitas batalhas militares, ele também precisaria ter bom ânimo, ou coragem moral, para fazer o que é certo.)

Entre os sinônimos para esforço estão força, energia, estímulo, impulso, luta, custo, afinco, empenho, dedicação, entusiasmo e coragem.

Resposta verificada por especialistas. As duas formas quanto à utilização do verbo "ter" estão corretas. Quando utilizamos a expressão "tem-se", estamos nos referindo a algo no singular, enquanto que ao utilizar a expressão "têm-se", estamos nos referindo a alguma coisa no plural.

1 trabalhadora, diligente, eficiente, ágil, dinâmica, laboriosa, labutadora, lidadora, pelejadora, expedita, industriosa, empreendedora, dedicada, moura.