Como votar em branco na urna?

Perguntado por: udias . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 15 votos

Hoje em dia, para votar em branco é necessário que o eleitor pressione a tecla “branco” na urna e, em seguida, a tecla “confirma”.

Os brancos e nulos entram nessa lista e fazem parte do imaginário da população como consequência na hora da contagem final. Na verdade, o eleitor precisa saber que o voto em branco significa que a pessoa optou por não votar em nenhum dos candidatos.

Forma de protesto contra alguma lei ou leis que originam descontentamento populacional, que em muitos casos está associado a boicotes eleitorais.

Quando a sigla consegue a quantidade de votos suficiente para conquistar uma vaga, o mais votado é declarado eleito. Por isso, o voto em legenda é válido e não há risco de anulação.

Caso queira votar apenas na legenda, basta digitar o número do partido e, então, apertar “Confirma”. A novidade é o aparecimento de uma tela, onde se lerá: “VOTO NA LEGENDA” e, caso seja esse o desejo do eleitor, ele deve pressionar “Confirma” mais uma vez. O mesmo acontece com a escolha do deputado estadual.

O voto de cabresto é um mecanismo de acesso aos cargos eletivos por meio da compra de votos com a utilização da máquina pública ou o abuso de poder econômico.

Rio de Janeiro teve uma das maiores abstenções do Brasil, enquanto São Paulo, Minas e Bahia também acumulam alto número de ausentes. Veja os destaques. Publicado em 22 de outubro de 2022 às, 08h30.

Observação: Foi o primeiro Presidente eleito pelo voto popular depois de 25 anos de regime de exceção.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclarece que não existe um "dress code" específico para a votação. Só não é permitido votar sem camisa ou com roupa de banho. Portanto, é possível ir de bermuda, boné, chinelo ou e de regata, por exemplo, aos locais de votação.

Essa é a primeira lógica para pensar se você quer votar na legenda ou se você quer votar em um candidato", diz ela. É por isso que para Cláudio Couto, cientista político e professor da FGV (Fundação Getulio Vargas), o voto na legenda não é uma boa opção para o eleitor.

O eleitor pode ter a versão digital do título, no celular ou tablet, e com ele votar nas eleições. O aplicativo e-Título, disponibilizado gratuitamente pela Justiça Eleitoral, traz informações sobre zona e seção, com endereço do local de votação, e se você está em dia com essa obrigação.

A resolução que dispõe sobre os atos gerais das eleições de 2022 estabelece que a votação deve obedecer à seguinte ordem: deputado federal; deputado estadual (ou distrital, no caso do DF); senador; governador; e presidente da República.