O que é a lei rouanet?

Perguntado por: ehipolito . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 8 votos

A Lei Rouanet, oficialmente Lei Federal de Incentivo à Cultura é a denominação dada a Lei nº 8.313 do dia 23 de dezembro de 1991.

Portanto, a Lei Rouanet é um mecanismo de benefício mútuo: o artista recebe o financiamento para seu projeto, enquanto a empresa tem o abatimento fiscal e a publicidade. Há, porém, ainda mais um benefício. “Digamos que você comprou o ingresso para o Shell Open Air.

No Brasil, a Lei Rouanet é fundamental para o desenvolvimento e manutenção da cultura. “Ela possibilita a preservação de grandes instituições, museus e acervos que contêm nossa memória.

Esses recursos são oriundos do orçamento da União e são distribuídos por meio de editais públicos, ou seja, concursos que selecionam projetos culturais para receberem o financiamento.

Pessoas jurídicas privadas e de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos, como cooperativas e organizações não governamentais.

Quem destina os recursos financeiros aos projetos aprovados pela Lei Rouanet é a sociedade civil – pessoas físicas e empresas que decidem patrocinar os projetos – recebendo em troca a possibilidade de abatimento de parte ou da totalidade do valor patrocinado do Imposto de Renda (IR) a pagar.

2 – Aprovação dos critérios pelo ministério da cultura
Durante o Governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, a aprovação dos projetos da lei rouanet era responsabilidade era do ministério da cidadania, uma vez que, o ministério da cultura foi extinto durante seu mandato.

O valor pode ser repassado através de doação ou patrocínio. No segundo caso, o incentivador pode aparecer em publicidade do projeto, e até receber parte dos produtos para distribuição gratuita.

De 2006 a 2017, o governo federal destinou mais de R$ 13 bilhões ao segmento cultural, por meio de renúncia fiscal oriunda da Lei Rouanet, conforme informações disponibilizadas pelo MinC.

Para se tornar elegível para a Lei Rouanet, a pessoa deve fazer a declaração do imposto de renda pelo método completo, pois assim ela pode doar até 6% do valor total pago de imposto de renda, e receber abatimento de 100% do valor doado.

Zeca Baleiro recebeu exatos R$ 100 mil no dia 23 de janeiro, com mais de um mês de antecedência para a apresentação de seu show, para fazer o encerramento do “Carnaval do Maranhão”, promovido pelo Executivo Estadual.