Como votar na legenda?

Perguntado por: cbarbosa . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 3 votos

O site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza a simulação do voto na urna eletrônica. Para escolher o voto de legenda, basta digitar os dois números do partido fictício na urna e confirmar. O eleitor também pode treinar a sequência de votação que será adotada no pleito.

Portanto, o voto de legenda é o voto do eleitor no partido político que se identifica. O eleitor não vota em um candidato próprio, mas no partido que o eleitor compartilha as mesmas pautas, ideias, valores, entre outras coisas.

Quando a sigla consegue a quantidade de votos suficiente para conquistar uma vaga, o mais votado é declarado eleito. Por isso, o voto em legenda é válido e não há risco de anulação.

Voto nominal é o voto em um candidato específico, através do seu nome ou número. Voto de legenda é aquele em que o eleitor não expressa a sua vontade por um candidato específico, mas sim por um partido.

O eleitor pode ter a versão digital do título, no celular ou tablet, e com ele votar nas eleições. O aplicativo e-Título, disponibilizado gratuitamente pela Justiça Eleitoral, traz informações sobre zona e seção, com endereço do local de votação, e se você está em dia com essa obrigação.

Pelo critério da maioria absoluta, para ser eleito, não basta ao candidato simplesmente obter mais votos do que seus concorrentes. Ele precisa ir além, devendo obter mais da metade dos votos válidos (excluídos os votos em branco e os votos nulos) para ser eleito, em primeiro ou em segundo turno.

Essa é a primeira lógica para pensar se você quer votar na legenda ou se você quer votar em um candidato", diz ela. É por isso que para Cláudio Couto, cientista político e professor da FGV (Fundação Getulio Vargas), o voto na legenda não é uma boa opção para o eleitor.

Respondemos. Para começar, sim, você pode usar regata, bermuda e chinelo. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não proíbe a utilização de nenhum desses itens. E se seu chinelo arrebentar, nada impede que você possa votar descalço.

Para conquistar o cargo de presidente da República, a candidata ou o candidato escolhido em convenção partidária e com registro deferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) precisa obter, pelo menos, a metade mais um dos votos válidos no dia da eleição. O que a legislação eleitoral considera como votos válidos?

A população vota diretamente nos candidatos e quem obtiver mais votos será o representante do povo. No caso das eleições indiretas e, consequentemente, do voto indireto os candidatos são eleitos por um colégio eleitoral ou uma assembléia, e não pela população.

O sufrágio universal consiste no pleno direito de votar e ser votado de todos cidadãos elegíveis e na garantia da correta e transparente apuração dos resultados. Em sua forma original, usada no século XIX por reformistas políticos, sufrágio universal era entendido como apenas o sufrágio masculino.