Como viver com hidrocefalia?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 18 votos

Muitas pessoas com hidrocefalia de pressão normal desfrutam de uma vida relativamente normal, com a ajuda de uma válvula. Check-ups regulares e contínuos com o neurocirurgião ajudarão a assegurar que sua válvula está funcionando corretamente e que seu progresso está no bom caminho.

Crianças e adultos que desenvolvem hidrocefalia podem viver normalmente, a depender do caso. Por isso, o tratamento ideal é tão importante como fator para melhoria da qualidade de vida de pacientes acometidos pela doença. Para saber o que é hidrocefalia, seus sintomas, diagnóstico e tratamento é só continuar a leitura.

As crianças com hidrocefalia têm expectativa de vida normal, mas são mais propensas a ter dificuldade de aprendizado ou demoram mais tempo que as crianças normais para andar, falar, etc.

Quem tem Hidrocefalia recebe algum benefício do INSS? Sim, pessoas com hidrocefalia que atendem aos requisitos podem receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS) por deficiência ou a aposentadoria por invalidez, desde que comprovem incapacidade para o trabalho e/ou vida independente.

Em crianças pequenas o aumento da pressão intracraniana provoca irritabilidade, amplia o tamanho do crânio, choro fácil e recusa de alimentação. Em crianças um pouco maiores e em adultos causa dor de cabeça, alterações visuais, náuseas e vômitos.

Os cuidados diários com uma criança com hidrocefalia podem incluir a administração de medicamentos prescritos pelo médico para controlar a pressão intracraniana, a observação cuidadosa dos sintomas e sinais de aumento da pressão intracraniana, a verificação regular do diâmetro da cabeça da criança e o monitoramento da ...

Quais os sintomas mais comuns da Hidrocefalia, em geral? Cefaléia, olhar conjugado para baixo (“olhar de sol poente”), náuseas e vômitos, falta de fome, sonolência e alteração do nível de consciência são alguns dos sinais e sintomas que podem acompanhar todos tipos de hidrocefalia.

Muitas crianças com hidrocefalia congênita podem sofrer danos cerebrais permanentes, o que pode causar inúmeras complicações a longo prazo, como: autismo (uma doença que causa problemas de comunicação e interação social) dificuldade de aprendizagem.

Dificuldade para andar, descontrole urinário e alterações cognitivas, como perda da memória, são sintomas típicos de hidrocefalia nos idosos. Essa doença, que quer dizer "água na cabeça", refere-se ao acúmulo de liquor (também conhecido como liquido cefalorraquidiano) nos ventrículos cerebrais.

De acordo com Zambelli, a previsão é ampliar esse tipo de procedimento com novos treinamentos multidisciplinares, já que é uma alternativa considerável para pacientes com essa anomalia. Um equipamento para esse tipo de cirurgia custa em média U$ 25 mil.