Como usar o whey protein para ganho de massa muscular?

Perguntado por: eduarte . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.1 / 5 4 votos

Ele pode ser consumido tanto antes quanto depois do treino, sendo diluído em água ou com outros alimentos e líquidos, porém, o mais indicado é após realizar a sua atividade física, para ajudar na recuperação muscular e construção dos músculos.

Pós-treino
O momento de ouro para tomar whey protein é no pós-treino, afinal, ingerir altas doses do macronutriente após causar as microlesões neutraliza o catabolismo! É essa estratégia que dá mais resultados para quem busca a hipertrofia muscular.

Se esse indivíduo é esportista ou deseja aumentar a massa muscular, essa quantidade pode aumentar para 1,2 a 1,4 gramas de proteína por quilo, o equivalente a 84 a 98 gramas de proteína ao dia.

Dito isso, se você está fazendo o básico da forma correta para ganhar massa muscular e está tomando whey protein, é esperado conseguir ganhar 0,5kg ou mais de peso já na primeira semana.

Trata-se de um suplemento à base de proteína do soro do leite de vaca. Ele costuma ser absorvido e digerido pelo organismo no período de recuperação das fibras musculares (entre 30 minutos e uma hora depois do exercício).

Com o Whey Protein, a regra é bem simples: se você tá querendo emagrecer, é melhor misturar com água. Se quer ganhar músculos ou não tem preocupação com o peso, você pode tomar com leite desnatado.

Portanto, alguns especialistas indicam tomar o whey após o treino devido a chamada “janela de oportunidades”, que sugere que nas horas seguintes ao exercício, o organismo ficaria mais suscetível a digerir e absorver aminoácidos. Desse modo, suplemento pós-treino é a estratégia mais utilizada.

Como tomar whey protein
No entanto, a recomendação geralmente indicada varia entre 20 e 40 g do whey protein por dia, que pode ser tomado 30 minutos antes do almoço, para ajudar no emagrecimento, ou até 2 horas após os exercícios de resistência, para ajudar no ganho de massa muscular.

O Whey Protein é uma proteína de absorção rápida, podendo ser uma fonte de energia importante, portanto consumi-lo entre 30 a 45 minutos antes do treino é uma forma de garantir que o organismo não busque energia na própria musculatura e reduza o catabolismo (situação metabólica em que o organismo utiliza suas próprias ...

Mesmo que seu programa de exercícios não tenha essa valência física como prioridade, sentir os pesos mais leves é um grande indício de que as coisas vão bem e que seus músculos estão crescendo. Além desse sinal, é muito comum ouvir o relato de um maior inchaço na musculatura durante os treinos.

O mais recomendado, no entanto, é tomar Whey protein após o treino, durante a chamada janela anabólica, que é o período após o exercício em que o corpo está mais receptivo à absorção de nutrientes, especialmente proteínas, para a recuperação e crescimento muscular.

Nesse sentido, não é necessário consumir Whey o tempo todo e em todas as refeições. Para atingir seu objetivo o suplemento pode ser ingerido cerca de duas vezes ao dia e em quantidades controladas, de acordo com a necessidade de cada organismo.