Como usar o mel para aliviar a tosse?

Perguntado por: lcorte . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

Uma colher de mel três vezes por dia já é o suficiente para ajudar a aliviar a tosse e combater a inflamação.

Alguns estudos atestam que consumir um pouco de mel antes de ir para a cama ajuda as crianças que haviam desenvolvido a tosse a dormir mais profundamente. E esse tratamento não serve apenas para os pequenos. O mel é conhecido por ser um remédio útil contra infecções virais, fúngicas e bacterianas.

O mel está liberado, desde que não substitua os remédios indicados pelo médico. Outra coisa que é preciso saber é que a tosse é um mecanismo para limpar o pulmão.

Mel. Produzido pelas abelhas, o mel é um alimento que, segundo a ciência, pode auxiliar no alívio de infecções que acometem o trato respiratório, como tosses e dores na garganta. Isso se deve graças às suas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias naturais. Pode ser consumido in natura ou misturado com chás.

Como explicou a otorrinolaringologista Tanit Sanchez no Bem Estar desta sexta-feira (1), usar o alimento contra a tosse não é um mito: ele realmente funciona, principalmente se a tosse for mais seca. Isso acontece porque o mel consegue proteger as mucosas da garganta e melhorar a irritação.

Gargarejo com água e sal
Gargarejo com água morna e sal pode ajudar a controlar a inflamação e reduzir a irritação na garganta. Nem todo mundo é adepto dessa prática e quem sofre de pressão alta deve evitá-la, mas o gargarejo realmente pode ajudar a tratar uma crise de tosse à noite e permitir o repouso.

Ajuda no fortalecimento dos ossos
Não é novidade que o leite é excelente para a saúde dos ossos devido à grande quantidade de cálcio que possui. Quando misturado ao mel, pode ser melhor ainda, pois o mel promove a melhor absorção do cálcio, além de conter grande potencial anti-inflamatório e antioxidante.

Chá de limão com mel e alho
Então, misturado com limão e mel, é possível garantir um ótimo remédio caseiro. Além disso, é importante ressaltar que o mel também auxilia no fortalecimento da imunidade. Por isso, o chá é bastante comum entre pacientes com gripe, garantindo o alívio dos sintomas, principalmente a tosse.

Portanto, combinar os dois em uma bebida saborosa tem o apoio da ciência como auxiliar no tratamento de gripes, tosses e resfriados. Além disso, uma caneca de chá quente e mel com limão é um remédio calmante para a dor de garganta e agradável de beber quando você está se sentindo doente.

A cebola ajuda a descansar melhor à noite durante os processos catarrais. Para isso, corte uma cebola ao meio, coloque as duas metades num prato e leve para a mesinha de cabeceira, onde começarão a libertar os seus aromas.

Modo de Preparo

  1. Em uma chaleira, coloque a água e leve ao fogo até ferver. Após ferver, desligue o fogo e espere 1 minuto.
  2. Em uma xícara, coloque o suco de limão, o mel e a água quente. Tampe a xícara por um pires por cerca de 2 minutos e sirva.

Como tratar a tosse seca persistente? O tratamento da tosse seca persistente dependerá muito da causa do problema. Ele pode ser tratável apenas com um xarope, mas também pode exigir outros medicamentos, como anti-inflamatórios, antialérgicos e, até mesmo, bombinhas para abrir os brônquios e facilitar a respiração.

O principal objetivo da tosse é expelir corpos estranhos. A questão positiva é que, dependendo do caso, você possa amenizá-la com alimentos que estão em sua geladeira ou em seu armário: Alimentos que reforçam o sistema imunológico: laranja, limão, tangerina, acerola, couve, cenoura e tomate.