Como um psicólogo pode ajudar uma pessoa com depressão?

Perguntado por: rnovais . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.2 / 5 17 votos

A pessoa passa a identificar melhor os seus sentimentos. Esse é um dos principais benefícios da terapia, de maneira geral. Compreender os sentimentos e o porquê deles ajuda a controlar nosso comportamento e devolve o controle da situação para nós.

O tratamento da depressão pode ser realizado por diversas abordagens em psicologia, por exemplo, alguns psicologos utilizam a psicanálise, outros a terapia cognitiva comportamental, e assim por diante. Muitas vezes o que ajuda na cura é a analise das vivências do paciente depressivo.

Psicoterapia. A psicoterapia é o tratamento mais eficaz para a depressão. Pessoas depressivas que nunca tiveram contato com um psicólogo podem ter dificuldade para falar sobre sentimentos e problemas nos primeiros encontros.

Veja o que você pode fazer:

  1. 1 - Ouça com atenção e acolha. ...
  2. 2 - Estimule-a a procurar ajuda profissional. ...
  3. 3 - Desencoraje o consumo de álcool e drogas. ...
  4. 4 - Sugira a prática de esportes. ...
  5. 5 - Incentive a socialização. ...
  6. 6 - Reforce o fato de que a depressão é uma doença que tem tratamento. ...
  7. 7 - Não ignore comentários suicidas.

Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação: as fases do luto - Psiquiatria Paulista.

A depressão provoca sentimentos de tristeza e/ou perda de interesse em atividades que em momentos anteriores traziam prazer. O transtorno pode levar a uma variedade de problemas emocionais e físicos, além de diminuir a capacidade de uma pessoa manter suas atividades normais no trabalho e em casa.

A depressão é tratada principalmente por médicos e psicólogos. No entanto, o ideal é procurar um psiquiatra (médico com foco em transtornos mentais) para que ele diagnostique o problema e sua severidade e, então, recomende os tratamentos mais adequados para cada caso.

O objetivo principal do psicólogo é conversar com o paciente e entender o que está causando a doença. Tudo feito através de conversas transparentes. O tratamento é feito por meio de encontros periódicos que podem ser semanais ou quinzenais.

Alguns grupos recomendam que a duração do tratamento do 1o episódio seja de 12 meses após a melhora, 2o episódio de dois a três anos, e o 3o episódio de cinco anos ou mais. Quando interromper a terapia antidepressiva? O paciente deve estar a par dos riscos envolvidos.

A crise de depressão pode ser desencadeada por determinados eventos e gatilhos, acontecimentos que envolvam ameaças de perda ou perda iminente. Podem ser como um choque emocional para a pessoa depressiva, fazendo com que naquele momento haja uma crise.

A depressão profunda é a fase mais severa e grave da doença, por conta disso os sintomas estão em sua intensidade máxima e afetam integralmente a vida de quem sofre com o transtorno.

Diante de todas as suas complexidades, a depressão necessita de tratamento por meio de acompanhamento médico. Casos de depressão leve respondem bem ao tratamento psicoterápico, no entanto, se o quadro for mais grave, há indicação do uso de antidepressivos.

A depressão afeta o hipocampo, a amígdala e o córtex pré-frontal. Essas três regiões do cérebro respondem por funções importantes, como o processamento da memória, aprendizado, concentração e cognição.

Sentimentos de culpa e perda da autoestima. Outro sinal de alerta da depressão é aquela vozinha negativa sobre você mesmo, de se sentir menos importante, de se sentir incapaz e inútil.