Como tratar sinusite?

Perguntado por: lcampos . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 7 votos

Uso de corticoides orais e tópicos: O corticoide age como um potente anti-inflamatório e tem um papel de destaque nas sinusites, principalmente nas de origem alérgica ou na presença de pólipos nasais. Antibióticos: Estão indicados no casos de sinusites agudas bacterianas.

Use soro fisiológico para limpar o nariz: algumas gotinhas dentro das narinas auxiliam a eliminar a sujeira e o acúmulo de secreções. Assue o nariz logo em seguida do uso do soro. Beba muita água: águas e chás sem açúcar hidratam todo o corpo, incluindo a mucosa nasal. Desse modo, ajudando na melhora da sinusite.

Mantenha uma boa higiene nasal, como lavar o nariz com solução salina. Use um umidificador para ajudar a aliviar a congestão nasal. Aplique compressas quentes na testa e nas bochechas para aliviar a dor e a inflamação.

Costumam funcionar como gatilhos para as crises locais com muita poeira, ar-condicionado sujo, fumaça, poluição e cigarro. “Procure manter o ambiente arejado, tomar bastante líquido, realizar a lavagem nasal diariamente e seguir as orientações do uso dos medicamentos prescritos pelo médico”, explica Pitelli.

Laranja e urtiga
Uma alternativa para combater o desconforto da sinusite é liquefazer o suco de duas laranjas junto com cinco ramos de urtiga. Adicione também dois tomates e dois dentes de alho. Adoce com mel ao seu gosto e tome três vezes por dia.

Outro método que é bom para expectorar catarro é fazer gargarejos com água morna e sal. Além de aliviar a sensação de dor e a eliminação de microrganismos, o sal pode tornar a secreção mais fina e fluida, fazendo com que ela não fique acumulada por estar espessa demais.

Na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração. Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite costumam estar presentes.

A sinusite aguda é aquela que surge de repente e tem uma duração de até 4 semanas. Ela pode ser causada por vírus e bactérias, mas também está muito associada a períodos de clima seco, como nos meses de outono e inverno.

A sinusite crônica geralmente é noturna e aumenta de intensidade quando você deita porque a secreção escorre e irrita as vias aéreas. Ao acordar, você pode ter crise de tosse, mas ao longo do dia ela diminui de intensidade e pode até mesmo desaparecer.

O tratamento da infecção bacteriana suspeita é com antibióticos, como amoxicilina/clavulanato ou doxiciclina, administrados por 5 a 7 dias para sinusites agudas e por até 6 semanas para sinusites crônicas.

Dormir com a cabeça erguida ajudará a gravidade a drenar naturalmente os seios da face e reduzir a probabilidade de fluxo sanguíneo excessivo que pode criar congestão dos seios da face.