Como aliviar dor de barriga?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 18 votos

Uma das dicas de como aliviar dor na barriga é realizar posições específicas. Por exemplo, deitar de barriga para cima e colocar as pernas para o alto costuma ajudar, principalmente se a dor abdominal estiver sendo provocada por gases, já que essa posição ajuda a eliminação dos flatos.

  • Chá de hortelã A hortelã é um erva amplamente utilizada em balas, chicletes e cremes dentais. ...
  • Chá de erva-doce. A erva-doce é uma planta de folhas longas e flores amarelinhas que produzem as tão famosas sementes de erva-doce. ...
  • Chá de gengibre. ...
  • Chá de camomila.

Quatro maneiras naturais de aliviar a dor

  1. Compressas frias (gelo) ou quentes. São excelentes analgésicos locais e podem ajudar bastante no tratamento da dor. ...
  2. Massagem terapêutica. ...
  3. Acupuntura. ...
  4. Meditação.

A dor abdominal ou dor de barriga é uma ocorrência bastante comum, que pode estar relacionada a problemas simples como má digestão ou excesso de gases, mas também pode indicar disfunções e doenças em algum dos vários órgãos dessa região, como estômago, intestino, fígado, vesícula, bexiga e, no caso das mulheres, útero ...

Mas, em geral, especialistas não recomendam alguns tipos de comidas que costumam agravar quadros de diarreia na população em geral. A exemplo de alimentos gordurosos, apimentados, fritos e doces, além de sucos, bebidas alcóolicas e alimentos integrais ou com fibras dietéticas insolúveis (como feijão e trigo integral).

Durante uma crise de diarreia, pode ser que o médico indique remédios como a loperamida, que atua reduzindo os movimentos peristálticos, aqueles que fazem que o alimento siga o "caminho certo" da digestão, desde o esôfago até o intestino.

Tome chás naturais
Muitas plantas possuem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a amenizar a dor na barriga, como é o caso da hortelã, o manjericão e a camomila. Assim, quando falamos no que tomar para desconforto abdominal, o chá pode ser um grande aliado.

Para alívio dos sintomas de enjoo e ânsia de vômito, temos os anti-histamínicos, como o dimenidrinato, difenidramina ou o meclizina. Outra opção são os remédios com função antiespasmódica, pois eles reduzem os espasmos da musculatura do intestino, agindo tanto na dor, como também na sensação de enjoo.

O gelo ajuda a evitar que o processo inflamatório cresça. Além disso, diminui a circulação local, evitando o inchaço. É como uma anestesia.

Dor de barriga aguda: dura algumas horas ou poucos dias e pode vir acompanhada de outros sintomas. Dor de barriga crônica: estende-se por semanas e até meses - e pode ir e vir.

Dormir de lado pode aliviar dores dos gases
Quando isto acontecer, se deitar de lado pode ajudar, já que esta é considerada por muitos como a melhor posição para soltar gases, o que permite reduzir o desconforto.

Quando a dor do lado direito da barriga e perto da virilha começa e rapidamente se intensifica, acompanhado da interrupção do intestino levando o paciente a parar de evacuar ou soltar gases e inicia um quadro de febre, esses são sinais para procurar ajuda em um atendimento de emergência.